thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trump se retira novamente do acordo do clima de Paris

Donald Trump sentado em uma cadeira vermelha em um ambiente formal, com uma expressão pensativa enquanto segura uma caneta.

Por Valerie Volcovici e Jasper Ward

WASHINGTON (Reuters) – O presidente Donald Trump retirou nesta segunda-feira mais uma vez os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, retirando o maior emissor histórico do mundo dos esforços globais de combate às mudanças climáticas pela segunda vez em uma década.

A decisão colocará os Estados Unidos ao lado do Irã, da Líbia e do Iêmen como os únicos países do mundo fora do pacto de 2015, pelo qual os governos concordaram em limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

O movimento reflete o ceticismo de Trump em relação ao aquecimento global, que ele chamou de farsa, e se encaixa em sua agenda mais ampla para liberar a exploração de petróleo e gás dos EUA de regulamentações para maximizar a produção.

Trump assinou a decreto de retirada do pacto em frente a apoiadores reunidos na Capital One Arena, em Washington.

Apesar da retirada dos EUA, o secretário-geral da ONU, António Guterres, está confiante que cidades, Estados e empresas dos EUA “continuarão a demonstrar visão e liderança, trabalhando para o crescimento econômico resiliente e de baixo carbono que criará empregos de qualidade”, disse a porta-voz associada da ONU, Florencia Soto Nino, em uma declaração por escrito.

“É fundamental que os Estados Unidos continuem sendo líderes em questões ambientais”, disse. “Os esforços coletivos do Acordo de Paris fizeram a diferença, mas precisamos ir muito mais longe e mais rápido juntos.”

Trump também retirou os EUA do acordo de Paris durante seu primeiro mandato, mas o processo levou anos e foi imediatamente revertido por Biden em 2021. A retirada, desta vez, deve levar menos tempo — apenas um ano — porque Trump não estará vinculado ao compromisso inicial de três anos do acordo.

(Reportagem de Jasper Ward)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

Distrito de La Défense, Paris

Empresas da zona do euro registram deterioração nos lucros, mostra pesquisa do BCE

FRANKFURT, 2 Fev (Reuters) – As empresas da zona do euro preveem que as receitas continuarão a aumentar neste trimestre, mas a rentabilidade está sendo afetada, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa trimestral do Banco Central Europeu sobre acesso ao financiamento das empresas. Um total de 18% das empresas consultadas continuou

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.