REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Trump se retira novamente do acordo do clima de Paris

Trump se retira novamente do acordo do clima de Paris

Trump se retira novamente do acordo do clima de Paris

Donald Trump sentado em uma cadeira vermelha em um ambiente formal, com uma expressão pensativa enquanto segura uma caneta.

Por Valerie Volcovici e Jasper Ward

WASHINGTON (Reuters) – O presidente Donald Trump retirou nesta segunda-feira mais uma vez os Estados Unidos do acordo do clima de Paris, retirando o maior emissor histórico do mundo dos esforços globais de combate às mudanças climáticas pela segunda vez em uma década.

A decisão colocará os Estados Unidos ao lado do Irã, da Líbia e do Iêmen como os únicos países do mundo fora do pacto de 2015, pelo qual os governos concordaram em limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

O movimento reflete o ceticismo de Trump em relação ao aquecimento global, que ele chamou de farsa, e se encaixa em sua agenda mais ampla para liberar a exploração de petróleo e gás dos EUA de regulamentações para maximizar a produção.

Trump assinou a decreto de retirada do pacto em frente a apoiadores reunidos na Capital One Arena, em Washington.

Apesar da retirada dos EUA, o secretário-geral da ONU, António Guterres, está confiante que cidades, Estados e empresas dos EUA “continuarão a demonstrar visão e liderança, trabalhando para o crescimento econômico resiliente e de baixo carbono que criará empregos de qualidade”, disse a porta-voz associada da ONU, Florencia Soto Nino, em uma declaração por escrito.

“É fundamental que os Estados Unidos continuem sendo líderes em questões ambientais”, disse. “Os esforços coletivos do Acordo de Paris fizeram a diferença, mas precisamos ir muito mais longe e mais rápido juntos.”

Trump também retirou os EUA do acordo de Paris durante seu primeiro mandato, mas o processo levou anos e foi imediatamente revertido por Biden em 2021. A retirada, desta vez, deve levar menos tempo — apenas um ano — porque Trump não estará vinculado ao compromisso inicial de três anos do acordo.

(Reportagem de Jasper Ward)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de Donald Trump em um evento, gesticulando com as mãos e expressando uma atitude positiva. A imagem capta seu estilo característico e figura pública.

Trump revoga decreto de Biden sobre riscos da inteligência artificial

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou nesta segunda-feira um decreto de 2023 assinada por Joe Biden que buscava reduzir os riscos da inteligência artificial para consumidores, trabalhadores e segurança nacional. O decreto de Biden exigia que os desenvolvedores de sistemas de IA que representassem riscos

Imagem de Donald Trump em um evento, olhando para a câmera com expressão séria, destacando o fundo vermelho e um microfone ao seu lado.

Trump diz que EUA não precisam do Brasil e da América Latina

(Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira, ao responder a uma pergunta de uma jornalista brasileira após tomar posse e retornar à Casa Branca, que os EUA não precisam do Brasil e da América Latina, embora tenha afirmado que a relação que terá com o

Logotipo da Organização Mundial da Saúde em destaque em uma parede. O símbolo representa a missão da OMS de promover saúde e bem-estar global.

Trump determina saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde

Por Patrick Wingrove e Jennifer Rigby NOVA YORK (Reuters) – Os Estados Unidos deixarão a Organização Mundial da Saúde (OMS), disse o presidente Donald Trump na segunda-feira, afirmando que a agência global de saúde lidou mal com a pandemia da Covid-19 e outras crises internacionais de saúde. Trump disse que