thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Donald Trump pode exercer um terceiro mandato como presidente dos EUA?

O ex-presidente Donald Trump falando ao microfone em um evento oficial, com um retrato de um ex-presidente ao fundo.

Por Jack Queen e Luc Cohen

(Reuters) – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse no domingo que não estava brincando sobre a possibilidade de buscar um terceiro mandato, mas não explicou como contornaria a proibição da Constituição dos EUA contra qualquer pessoa que exerça mais de dois mandatos como presidente.

Aqui está um resumo das barreiras legais que Trump enfrenta.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?

A 22ª Emenda afirma em parte: “Nenhuma pessoa poderá ser eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”.

A emenda foi ratificada em 1951 depois que o presidente Franklin D. Roosevelt rompeu com o limite autoimposto de dois mandatos estabelecido pelos presidentes desde o primeiro deles, George Washington.

Roosevelt, um democrata que foi presidente durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, cumpriu um terceiro mandato e morreu meses depois de iniciar seu quarto mandato em 1945.

OS ALIADOS DE TRUMP PODEM MUDAR A CONSTITUIÇÃO?

Sim, mas isso é altamente improvável em uma era de intensa polarização política entre os democratas e o Partido Republicano de Trump.

Qualquer emenda constitucional exigiria o apoio de dois terços da Câmara e do Senado ou uma convenção convocada por dois terços dos Estados e, em seguida, a ratificação por 38 das 50 legislaturas estaduais.

Os republicanos detêm uma maioria muito pequena de 218 cadeiras a 213 na Câmara e uma maioria de 53 cadeiras a 47 no Senado. Os republicanos controlam 28 legislativos estaduais.

Andy Ogles, deputado republicano e um forte apoiador de Trump, propôs em janeiro uma emenda à 22ª Emenda para permitir que as pessoas exerçam três mandatos não consecutivos como presidente.

Como os mandatos de Trump iniciados em 2017 e em 2025 não foram consecutivos, a emenda, se aprovada, permitiria que ele cumprisse um terceiro mandato a partir de 2029.

TRUMP PODERIA CONCORRER COMO VICE-PRESIDENTE?

Em uma entrevista à NBC, Trump disse que uma possibilidade seria seu vice-presidente, J.D. Vance, concorrer à Presidência em 2028 com Trump como candidato a vice-presidente.

Vance então renunciaria ao cargo de presidente se vencesse, abrindo caminho para Trump retornar à Casa Branca.

Mas Trump está impedido de concorrer como vice-presidente porque não é elegível para ser presidente. A 12ª Emenda da Constituição dos EUA diz: “Nenhuma pessoa constitucionalmente inelegível para o cargo de presidente será elegível para o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.