thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Donald Trump pode exercer um terceiro mandato como presidente dos EUA?

O ex-presidente Donald Trump falando ao microfone em um evento oficial, com um retrato de um ex-presidente ao fundo.

Por Jack Queen e Luc Cohen

(Reuters) – O presidente norte-americano, Donald Trump, disse no domingo que não estava brincando sobre a possibilidade de buscar um terceiro mandato, mas não explicou como contornaria a proibição da Constituição dos EUA contra qualquer pessoa que exerça mais de dois mandatos como presidente.

Aqui está um resumo das barreiras legais que Trump enfrenta.

O QUE DIZ A CONSTITUIÇÃO?

A 22ª Emenda afirma em parte: “Nenhuma pessoa poderá ser eleita para o cargo de presidente mais de duas vezes”.

A emenda foi ratificada em 1951 depois que o presidente Franklin D. Roosevelt rompeu com o limite autoimposto de dois mandatos estabelecido pelos presidentes desde o primeiro deles, George Washington.

Roosevelt, um democrata que foi presidente durante a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, cumpriu um terceiro mandato e morreu meses depois de iniciar seu quarto mandato em 1945.

OS ALIADOS DE TRUMP PODEM MUDAR A CONSTITUIÇÃO?

Sim, mas isso é altamente improvável em uma era de intensa polarização política entre os democratas e o Partido Republicano de Trump.

Qualquer emenda constitucional exigiria o apoio de dois terços da Câmara e do Senado ou uma convenção convocada por dois terços dos Estados e, em seguida, a ratificação por 38 das 50 legislaturas estaduais.

Os republicanos detêm uma maioria muito pequena de 218 cadeiras a 213 na Câmara e uma maioria de 53 cadeiras a 47 no Senado. Os republicanos controlam 28 legislativos estaduais.

Andy Ogles, deputado republicano e um forte apoiador de Trump, propôs em janeiro uma emenda à 22ª Emenda para permitir que as pessoas exerçam três mandatos não consecutivos como presidente.

Como os mandatos de Trump iniciados em 2017 e em 2025 não foram consecutivos, a emenda, se aprovada, permitiria que ele cumprisse um terceiro mandato a partir de 2029.

TRUMP PODERIA CONCORRER COMO VICE-PRESIDENTE?

Em uma entrevista à NBC, Trump disse que uma possibilidade seria seu vice-presidente, J.D. Vance, concorrer à Presidência em 2028 com Trump como candidato a vice-presidente.

Vance então renunciaria ao cargo de presidente se vencesse, abrindo caminho para Trump retornar à Casa Branca.

Mas Trump está impedido de concorrer como vice-presidente porque não é elegível para ser presidente. A 12ª Emenda da Constituição dos EUA diz: “Nenhuma pessoa constitucionalmente inelegível para o cargo de presidente será elegível para o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem representativa da OpenAI, mostrando um braço robótico em primeiro plano e o logotipo da empresa ao fundo, simbolizando a inovação em inteligência artificial.

OpenAI planeja lançar modelo de linguagem de pesos abertos nos próximos meses

(Reuters) – A OpenAI está planejando lançar nos próximos meses seu primeiro modelo de linguagem de pesos abertos com capacidades de raciocínio desde o GPT‑2, disse nesta segunda-feira o CEO da empresa, Sam Altman. Os parâmetros ou pesos treinados de um modelo de linguagem de pesos abertos são acessíveis publicamente,

Uma mulher falando ao microfone durante uma coletiva de imprensa, demonstrando eloquência enquanto se comunica com os jornalistas.

Governo fará poucos vetos ao texto do Orçamento de 2025, diz Tebet

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará poucos vetos ao texto do Orçamento de 2025, aprovado pelo Congresso em 20 de março, acrescentando que muitos dos ajustes a serem realizados