thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Condição do trigo do RS é satisfatória, apesar de chuvas que limitam plantio de arroz e milho

Condição do trigo do RS é satisfatória, apesar de chuvas que limitam plantio de arroz e milho

SÃO PAULO (Reuters) – As lavouras de trigo do Rio Grande do Sul mantêm “condição geral satisfatória” no Estado, apesar de chuvas intensas em algumas áreas, informou nesta quinta-feira a Emater, empresa de assistência técnica ligada ao governo gaúcho.

O Rio Grande do Sul tem potencial de ser o maior produtor de trigo do Brasil em 2024, ao registrar a maior área plantada, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, o Paraná sofreu com o impacto de seca e geadas.

Segundo a Conab, o Estado pode colher 4,2 milhões de toneladas do cereal, de um total de 8,8 milhões de toneladas previstas para o Brasil em 2024.

A Emater relatou intensas precipitações no extremo sul e na região da Campanha, bem como da ocorrência pontual de granizo e ventos fortes em áreas do centro e noroeste do Estado, mas não indicou problemas.

Nas regiões oeste, noroeste, norte e nordeste, o desenvolvimento das lavouras é considerado “muito bom, tanto vegetativo quanto reprodutivo”, acrescentou o relatório.

“De modo geral, esse bom desempenho tem compensado os danos pontuais observados em outras regiões, e os níveis de produtividade esperados devem continuar dentro das expectativas iniciais, desde que as condições climáticas futuras favoreçam a continuidade do ciclo”, afirmou.

Conforme o boletim, cerca de 15% das lavouras estão em processo de maturação, 46% em enchimento de grãos, 29% em floração e 10% em desenvolvimento vegetativo.

“Nas áreas de semeadura mais precoce, os produtores finalizam o preparo de máquinas e equipamentos para o início da colheita, disse a Emater, relatando que na área de Santa Rosa a colheita se restringe a algumas “pequenas áreas”, ainda sem expressão percentual.

MILHO E ARROZ

A Emater afirmou ainda que os produtores gaúchos já semearam 54% da área planejada, alta de cinco pontos percentuais em relação à semana anterior, índice que está próximo da média histórica para o período.

A empresa de assistência técnica afirmou que o plantio foi “parcialmente” prejudicado pela recorrência de precipitações ao sul e centro do Estado e pelo escalonamento de plantio nas demais regiões produtoras.

O Rio Grande do Sul, que não planta milho na segunda safra, tem sido o principal produtor brasileiro do cereal no verão.

Já o arroz está em fase inicial de semeadura.

“Porém, a operação só progrediu significativamente a oeste do Estado, aproveitando-se de períodos secos, intercalados por chuvas de intensidade moderada e temperaturas elevadas”, afirmou.

O Estado é o maior produtor de arroz do Brasil.

(Por Roberto Samora)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma balança de justiça ao lado de um livro e um martelo de juiz, com a bandeira do Brasil ao fundo, simbolizando o sistema jurídico brasileiro e o poder da justiça no país. Representando a independência do Brasil

A Independência do Brasil e as Primeiras Leis: O que mudou no Direito?

Proclamada em 1822, a Independência do Brasil representou muito mais do que uma mera separação política de Portugal. Foi um marco profundo que iniciou transformações significativas em várias áreas da sociedade brasileira, especialmente no campo do Direito. Com a Independência, teve início, em território nacional, a trajetória constitucional própria: foi

Homem pensativo com braços cruzados usando relógio de pulso preto, vestido com camiseta preta, de cabelo curto e barba rala, em ambiente urbano.

STF condena Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota na eleição de 2022, impondo um duro golpe ao líder de direita, que já está

Imagem de Donald Trump ao ar livre, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, fazendo sinal de despedida ou cumprimento com a mão. Fundo com árvores e céu claro.

Trump diz estar insatisfeito com condenação de Bolsonaro em julgamento no STF

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar surpreso e insatisfeito com o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido condenado por uma maioria de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira por planejar um golpe de Estado para permanecer no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.