thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tribunal Penal Internacional diz que foi hackeado

Tribunal Penal Internacional diz que foi hackeado

Por Toby Sterling e Stephanie van den Berg

HAIA (Reuters) – O Tribunal Penal Internacional (TPI), uma das instituições mais importantes do mundo que lida com informações altamente confidenciais sobre crimes de guerra, disse nesta terça-feira que seu sistema de computadores foi hackeado.

O TPI informou ter detectado atividades incomuns em sua rede de computadores no final da semana passada, o que gerou uma resposta que ainda estava em andamento. Um porta-voz se recusou a comentar a gravidade da invasão, se ela foi totalmente resolvida ou quem pode estar por trás dela.

“Foram adotadas medidas imediatas para responder a este incidente de segurança cibernética e para mitigar seu impacto”, afirmou o TPI num breve comunicado.

O TPI é o tribunal permanente para crimes de guerra na cidade holandesa de Haia, criado em 2002 para julgar crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Os promotores do tribunal atualmente conduzem 17 investigações sobre situações na Ucrânia, Uganda, Venezuela, Afeganistão e Filipinas, entre outros.

Em março, o tribunal ganhou as manchetes quando emitiu um mandado de detenção para o Presidente russo, Vladimir Putin, por suspeita de deportar ilegalmente crianças da Ucrânia. O Kremlin rejeita as acusações e a jurisdição do tribunal.

Documentos altamente sensíveis do TPI poderiam incluir qualquer coisa, desde provas criminais até nomes de testemunhas protegidas, embora a corte não tenha divulgado que parte dos seus sistemas foi afetada.

O TPI afirmou na declaração que continuava a “analisar e mitigar o impacto deste incidente” com a assistência do governo holandês. Informou que também estava tomando medidas para fortalecer sua segurança cibernética.

(Reportagem de Toby Sterling, Stephanie van den Berg, Anthony Deutsch e Bart Meijer)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Portão amarelo com uma placa em branco na frente de uma área externa com árvores ao fundo, indicando o nome 'Vale'.

BHP é responsável por colapso da barragem de Mariana, decide tribunal britânico

Por Sam Tobin LONDRES (Reuters) – A BHP é responsável pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana (MG), em 2015, decidiu o Tribunal Superior de Londres nesta sexta-feira, em processo que advogados dos autores da ação avaliaram anteriormente em até 36 bilhões de libras (US$48 bilhões). Centenas de milhares

Homem de cabelo cinza, expressão séria, veste terno e gravata, em ambiente profissional

Haddad volta a fazer apelo por aprovação de projeto sobre devedor contumaz

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que dentre as diferentes medidas voltadas à segurança pública que tramitam no Congresso Nacional, o Legislativo precisa dar atenção especial ao projeto sobre devedor contumaz. “Já votou por unanimidade no Senado. Falta só a Câmara dar a palavra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.