REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Tribunal multa pela 1ª vez UE por violar sua própria lei de proteção de dados

Tribunal multa pela 1ª vez UE por violar sua própria lei de proteção de dados

Tribunal multa pela 1ª vez UE por violar sua própria lei de proteção de dados

Imagem ilustrativa da conexão entre a logo do infinito e as estrelas da União Europeia, simbolizando a inovação e a colaboração entre continentes. A sombra do símbolo se projeta em um fundo azul.

BRUXELAS (Reuters) – Pela primeira vez o Tribunal Geral da União Europeia decidiu na quarta-feira que a Comissão Europeia deve pagar indenização a um cidadão alemão por não cumprir seus próprios regulamentos de proteção de dados.

O tribunal determinou que a Comissão transferiu os dados pessoais do cidadão para os Estados Unidos sem as devidas salvaguardas e ordenou que ela pagasse a ele 400 euros (US$ 412) em danos.

O indivíduo usou a opção “Entrar com o Facebook” na página de login da UE para se registrar para uma conferência. O tribunal, que ouve ações movidas contra instituições da UE, concluiu que essa transferência do endereço IP do usuário para a Meta Platforms nos EUA violou as regras de proteção de dados da UE.

O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês) da Europa é amplamente considerado uma das leis de privacidade de dados mais abrangentes e rigorosas do mundo. Grandes empresas como Klarna, Meta e LinkedIn, entre outras, enfrentaram multas significativas da UE por não conformidade.

(Reportagem de Charlotte Van Campenhout)

((Tradução Redação São Paulo))

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

símbolo meta e notebook

MPF questiona Meta se mudanças em moderação de conteúdo serão aplicadas no Brasil

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) ordenou nesta quarta-feira explicações à cúpula da Meta no Brasil sobre se as mudanças na política de moderação de conteúdo anunciadas na véspera pelo presidente-executivo, Mark Zuckerberg, vão ser também aplicadas no país, segundo documento visto

Imagem de Janet Yellen, destacando sua expressão reflexiva durante um evento, simbolizando a importância de suas contribuições econômicas e sua posição como Secretária do Tesouro dos EUA.

Gastos com Covid podem ter contribuído “um pouco” para inflação, diz Yellen

WASHINGTON (Reuters) – Os gastos do governo Biden com estímulos para manter a economia funcionando durante a pandemia da Covid podem ter contribuído um pouco para a inflação, disse a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, em uma entrevista à CNBC nesta quarta-feira. Yellen afirmou que os problemas

Duas mulheres em movimento na frente de uma tela que exibe taxas de câmbio de moedas como Dólar e Euro, com notas de dólar ao lado.

Dólar oscila pouco em sessão com mercados fechados nos EUA

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar à vista oscilava pouco nesta quinta-feira, com os investidores demonstrando cautela em uma sessão que tende a ser calma, já que os mercados nos Estados Unidos estão fechados devido ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter, enquanto investidores se posicionam para a