Por Makiko Yamazaki
TOKYO (Reuters) – A Toshiba disse nesta quinta-feira que uma oferta de aquisição de 14 bilhões de dólares da empresa de private equity Japan Industrial Partners (JIP) havia sido bem-sucedida, em um acordo que abre caminho para que o conglomerado industrial em dificuldades feche capital.
O consórcio liderado pela JIP viu 78,65% das ações da Toshiba serem ofertadas, dando ao grupo uma maioria de mais de dois terços, o que será suficiente para forçar os acionistas restantes.
O acordo coloca a fabricante de eletrônicos de 148 anos de idade em mãos domésticas após anos de batalhas com investidores ativistas estrangeiros. A Toshiba deverá sair da bolsa de valores já em dezembro.
Em março, a Toshiba aceitou a oferta de compra, avaliando o conglomerado industrial em 2 trilhões de ienes (13,5 bilhões de dólares). Embora alguns acionistas estivessem insatisfeitos com o preço, a Toshiba argumentou que não havia perspectiva de uma oferta mais alta ou concorrente.
A Toshiba afirmou que suas relações complexas com várias partes interessadas, incluindo acionistas com opiniões diferentes, prejudicaram as operações comerciais e que uma base estável de acionistas ajudaria a empresa a seguir sua estratégia de longo prazo centrada em serviços digitais de alta margem.
A JIP planeja manter o presidente-executivo Taro Shimada.
Embora não seja muito conhecida no exterior, a JIP esteve envolvida em operações de cisões envolvendo empresas japonesas, incluindo o negócio de câmeras da Olympus e o de laptops da Sony.
O consórcio da JIP inclui 20 empresas japonesas, lideradas pela fabricante de chips Rohm, pela empresa de serviços financeiros Orix e pela Chubu Electric Power.