thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Títulos do Tesouro Direto poderão ser usados como garantia de operações financeiras

Títulos do Tesouro Direto poderão ser usados como garantia de operações financeiras

BRASÍLIA (Reuters) – O Tesouro Nacional, o Banco Central e a B3 anunciaram nesta segunda-feira que investidores pessoas físicas poderão utilizar títulos públicos federais do programa Tesouro Direto como garantia em operações financeiras, como aluguéis imobiliários e empréstimos.

Segundo o Tesouro, o novo serviço, denominado TD Garantia, contribuirá para a queda dos custos das operações financeiras e diminuição do risco. Já para investidores a principal vantagem é que poderão manter a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia.

“Os investidores terão a oportunidade de alugar imóveis utilizando os títulos do programa, realizar operações de crédito com o custo mais baixo e uma série de inovações que o mercado terá a oportunidade de explorar. Já temos iniciativas no mercado imobiliário e esperamos outras aplicabilidades nos próximos meses”, disse o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em nota.

Também foi anunciado nesta segunda-feira o primeiro uso do TD Garantia, com a empresa de soluções para imobiliárias Loft e a corretora Warren, que permitirá que investidores usem títulos do Tesouro Direto custodiados na Warren como caução em contratos de aluguel intermediados pela Loft como alternativa à caução tradicional e títulos de capitalização. Inquilinos poderão contratar a caução lastreada no Tesouro Direto por meio das imobiliárias parceiras da Loft.

De acordo com o Tesouro, as características do programa — títulos públicos federais com recompra assegurada pela Secretaria do Tesouro Nacional e com preços pré-estabelecidos e publicados — permitirão condições de concessão de crédito mais adequadas para investidores e instituições financeiras.

 

(Por Victor Borges)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G7 em Kananaskis, Charlevoix, no ano de 2025, destacando líderes globais em ambiente natural.

G7 alerta Rússia sobre novas sanções se não houver acordo de cessar-fogo

LA MALBAIE, Canadá (Reuters) – As nações do G7 enfatizaram nesta sexta-feira a necessidade de “acordos de segurança” robustos para garantir um cessar-fogo entre a Ucrânia e a Rússia, alertando Moscou para seguir Kiev no acordo de cessar-fogo ou enfrentará novas sanções, de acordo com um rascunho final do comunicado.