thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tebet diz que revisão de gastos se estenderá até 2026 e que PEC estará no Congresso na 3ª-feira

Tebet diz que revisão de gastos se estenderá até 2026

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) – A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal terá que prolongar sua revisão de gastos públicos em 2025 e 2026 e destacou que a Proposta de Emenda à Constituição sobre os cortes de gastos já estará no Congresso Nacional na terça-feira.

A redução dos gastos do governo era uma medida muito aguardada pelo mercado, mas na semana passada a área econômica anunciou alem de cortes a ampliação da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais. Essa era uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Amanhã até o finda tarde ou início da noite a PEC já vai estar no Congresso. Será uma PEC assinada por todos os ministros da área econômica”, disse ela a jornalistas no Rio de Janeiro.

“Temos condições de combater erros e fraudes, e de fazer o ajuste estrutural. A revisão de gastos mal começou. Ela começa mais fortemente este ano, mas temos que prolongar em 2025 e 2026 também“, acrescentou.

A ministra admitiu que a ausência de um texto sobre as medidas do pacote econômico geram dúvidas e possíveis desconfianças do mercado, que já “é gato escaldado“ com promessas feitas ao longo da história que não foram cumpridas.

“Acho que faltou o texto… gato escaldado tem medo de água fria, isso é um histórico de todos os governos do país“, afirmou.

Em entrevista a jornalistas antes do lançamento de livro seu no Rio de Janeiro, Tebet disse que o texto da PEC já está sendo finalizado na sua pasta e destacou que a revisão de gastos no país ainda está apenas no início.

“Algumas medidas adicionais que foram cortadas agora por questão de timing poderão vir em 2025“, adicionou ela sem dar maiores detalhes, que segundo a ministra são de responsabilidade do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente.

As dúvidas sobre o pacote de ajuste econômico provocaram uma escalada do dólar frente ao real

Nesta segunda-feira, a moeda norte-americana fechou com alta de 1,07%, cotada a 6,0652 reais — maior valor nominal de fechamento da história. A bolsa de valores também está sofrendo desde o anúncio do pacote.

Tebet aposta, no entanto, que com o envio do texto da PEC de corte de gastos e a aprovação da proposta pelo Congresso, o dólar tem tudo para voltar a operar abaixo dos 6 reais.

“Acredito piamente que o dólar vai cair, baixar dos 6 reais por duas razões: não interessa a ninguém… nem aos bancos que não conseguem manter carteira pela inadimplência”, disse.

“Então, com o texto e a aprovação do Congresso Nacional, que vai ser com certeza parceiro do Brasil aprovando ainda este ano o pacote de ajuste de gastos“, o dólar baixará, finalizou.

 

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dispositivo móvel exibindo o logo da OpenAI com um teclado de computador ao fundo, iluminado por luzes roxas e azuis, simbolizando tecnologia e inovação em inteligência artificial.

OpenAI diz não ter planos para usar chip interno do Google

A OpenAI afirmou que não tem planos ativos para usar o chip interno do Google para alimentar seus produtos, dois dias após a Reuters e outros veículos de notícias informarem sobre a decisão da empresa de recorrer aos chips de inteligência artificial de seus concorrentes para atender à crescente demanda.

Logo da Meta na parede, destacando o símbolo do infinito azul e o nome Meta ao lado.

Meta aprofunda investimento em IA com laboratório de “superinteligência”, diz fonte

Por Jaspreet Singh (Reuters) – O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, reorganizou os esforços da empresa em inteligência artificial sob uma nova divisão chamada Meta Superintelligence Labs, informou uma fonte nesta segunda-feira. A divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da startup de rotulagem de dados Scale AI. Ele será

Colheitadeira está descarregando milho em uma fazenda durante o cultivo agrícola, enfatizando o armazenamento e colheita de grãos. Fundo de céu azul.

Brasil comemora reconhecimento da ONU de ganhos ambientais

SÃO PAULO/MONTREAL (Reuters) – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a decisão de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) de reconhecer os benefícios ambientais da prática agrícola de múltiplas culturas na produção de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) foi uma

Pessoa segurando uma carteira de trabalho e previdência social do Ministério do Trabalho do Brasil, com máscara preta, ao ar livre.

Brasil abre 148.992 vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado

Por Victor Borges BRASÍLIA (Reuters) -O Brasil abriu 148.992 vagas formais de trabalho em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado do mês passado — fruto de 2.256.225 admissões e 2.107.233 desligamentos — ficou abaixo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.