thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Taiwan busca “coexistência pacífica” com a China, diz presidente

Taiwan busca "coexistência pacífica" com a China, diz presidente

Por Yimou Lee e Ben Blanchard

TAIPÉ (Reuters) – Taiwan busca uma “coexistência pacífica” com a China, com interação livre e irrestrita, mas a ilha será democrática para as próximas gerações, disse a presidente Tsai Ing-wen em seu último discurso do dia nacional, nesta terça-feira.

Taiwan, reivindicada pela China como seu próprio território, vem sofrendo crescente pressão militar e política de Pequim, incluindo dois grandes conjuntos de jogos de guerra chineses perto da ilha desde agosto do ano passado, aumentando os temores de um conflito que teria ramificações globais.

Tsai, que não pode se candidatar novamente à Presidência nas eleições de janeiro após dois mandatos, ofereceu repetidamente conversações com a China, que as rejeitou por considerá-la uma separatista.

Ao discursar diante do gabinete presidencial, Tsai disse que a força do apoio internacional a Taiwan havia atingido um “nível sem precedentes”.

“Como este é um momento em que podemos encarar o mundo com confiança e determinação, também podemos estar calmos e seguros de nós mesmos ao encarar a China, criando condições para a coexistência pacífica e futuros desenvolvimentos no Estreito de Taiwan”, acrescentou.

Tsai disse que é seu dever salvaguardar a soberania de Taiwan e seu modo de vida democrático e livre, buscando “interações livres, irrestritas e sem ônus” entre o povo de Taiwan e o da China.

As diferenças entre Taiwan e a China precisam ser resolvidas pacificamente, e a manutenção do status quo é “fundamental” para garantir a paz, acrescentou ela, sob uma grande salva de palmas.

O Ministério das Relações Exteriores da China respondeu ao discurso de Tsai na terça-feira, chamando as autoridades do Partido Democrático Progressista (DPP), que está no poder, de “maior ameaça” à paz e à estabilidade no Estreito de Taiwan por “buscar independência e provocação”.

“Não importa o que as autoridades do DPP digam ou façam, elas não podem mudar o fato de que Taiwan faz parte da China. Isso não mudará a tendência geral de que a China inevitavelmente caminhará para a reunificação”, disse o porta-voz do ministério, Wang Wenbin.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem da escultura da Justiça com balança, simbolizando equidade e direito. Ideal para conteúdos relacionados a direito, advocacia e justiça. lançamentos

Lançamentos de Julho de 2025

Atenta às mudanças legislativas e decisões dos tribunais superiores, a Editora Revista dos Tribunais lança, no mês de julho, uma ampla gama de livros jurídicos fundamentais para entender a complexa realidade atual. Alguns destaques são “Compilações Normativas de Direito Digital”, 1ª ed., do Editorial RT, que contém as principais normas

Imagem de um homem sério, com barba e cabelo castanho, usando terno, em um ambiente formal, possivelmente durante uma audiência ou entrevista.

EUA iniciam investigação sobre práticas comerciais do Brasil

Por Andrea Shalal e Jasper Ward WASHINGTON (Reuters) – O representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, disse na terça-feira que iniciou uma investigação sobre práticas comerciais “injustas” do Brasil, uma semana depois de o presidente Donald Trump ameaçar impor uma tarifa de 50% sobre as importações brasileiras A

Imagem de um homem sério e confiante, vestido com terno e gravata, durante uma reunião ou discurso oficial, com bandeiras ao fundo.

Audiência no STF sobre elevação do IOF termina sem acordo entre governo e Congresso

BRASÍLIA (Reuters) – Audiência de conciliação promovida nesta terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF) entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Congresso Nacional sobre o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) terminou sem acordo, com os dois lados apontando que preferem aguardar a decisão judicial, segundo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.