REVISTA DOS TRIBUNAIS

Submarino nuclear russo testa lançamento de míssil intercontinental Bulava

Submarino nuclear russo testa lançamento de míssil intercontinental Bulava

Submarino nuclear russo testa lançamento de míssil intercontinental Bulava

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) – O novo submarino nuclear estratégico da Rússia, o Imperador Alexander III, testou com sucesso um míssil balístico intercontinental Bulava, informou o Ministério da Defesa russo neste domingo.

O míssil, que a Federação de Cientistas Americanos afirma ser projetado para transportar até seis ogivas nucleares, foi lançado de uma posição subaquática no Mar Branco, na costa norte da Rússia, e atingiu um alvo a milhares de quilômetros de distância, na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, disse o Ministério da Defesa.

“O disparo de um míssil balístico é o elemento final dos testes estatais, após os quais será tomada a decisão de aceitar o cruzador na Marinha”, disse um comunicado do ministério.

O Imperador Alexander III é o sétimo da classe de submarinos nucleares Projeto 955 Borei (Vento Ártico) e o quarto da variante modernizada Borei-A, segundo fontes russas.

Eles são conhecidos na Otan como a classe de submarinos Dolgoruky, depois que a primeira embarcação – o Yuri Dolgoruky – se tornou a primeira nova geração de submarinos nucleares lançada pela Rússia desde a Guerra Fria.

O submarino da classe Borei está armado com 16 mísseis Bulava. O míssil de 12 metros tem um alcance de cerca de 8.000 km.

Desde que ascendeu ao poder em 1999, o Presidente Vladimir Putin aumentou os gastos militares e procurou reconstruir as forças nucleares e convencionais da Rússia após o caos que acompanhou a queda da União Soviética em 1991.

(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne e Guy Faulconbridge em Moscou)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Lula diz que acabará com as "bets" se regulação não for suficiente

Lula diz que acabará com as “bets” se regulação não for suficiente

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que seu governo optou por regulamentar os sites de apostas em vez de proibí-los, mas alertou que proibirá as chamadas “bets” caso a regulamentação não seja suficiente para resolver o problema. Em entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador,

Governo decide não retomar horário de verão neste ano,

Governo decide não retomar horário de verão neste ano, diz Silveira

Por Letícia Fucuchima SÃO PAULO (Reuters) – O governo chegou à conclusão de que não há necessidade de retorno do horário de verão neste ano, anunciou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que, apesar da seca grave e histórica deste