thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Submarino nuclear russo testa lançamento de míssil intercontinental Bulava

Submarino nuclear russo testa lançamento de míssil intercontinental Bulava

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) – O novo submarino nuclear estratégico da Rússia, o Imperador Alexander III, testou com sucesso um míssil balístico intercontinental Bulava, informou o Ministério da Defesa russo neste domingo.

O míssil, que a Federação de Cientistas Americanos afirma ser projetado para transportar até seis ogivas nucleares, foi lançado de uma posição subaquática no Mar Branco, na costa norte da Rússia, e atingiu um alvo a milhares de quilômetros de distância, na península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, disse o Ministério da Defesa.

“O disparo de um míssil balístico é o elemento final dos testes estatais, após os quais será tomada a decisão de aceitar o cruzador na Marinha”, disse um comunicado do ministério.

O Imperador Alexander III é o sétimo da classe de submarinos nucleares Projeto 955 Borei (Vento Ártico) e o quarto da variante modernizada Borei-A, segundo fontes russas.

Eles são conhecidos na Otan como a classe de submarinos Dolgoruky, depois que a primeira embarcação – o Yuri Dolgoruky – se tornou a primeira nova geração de submarinos nucleares lançada pela Rússia desde a Guerra Fria.

O submarino da classe Borei está armado com 16 mísseis Bulava. O míssil de 12 metros tem um alcance de cerca de 8.000 km.

Desde que ascendeu ao poder em 1999, o Presidente Vladimir Putin aumentou os gastos militares e procurou reconstruir as forças nucleares e convencionais da Rússia após o caos que acompanhou a queda da União Soviética em 1991.

(Reportagem de Lidia Kelly em Melbourne e Guy Faulconbridge em Moscou)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de várias cédulas de dinheiro, incluindo notas de 1 dólar americano e de 50 reais brasileiros, destacando as diferenças entre as moedas.

Dólar tem leves baixas ante o real em sessão ainda sem gatilhos

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registra leves baixas ante o real nesta segunda-feira, enquanto no exterior a moeda norte-americana tem ligeiras altas ante boa parte das demais divisas, com os agentes à espera de gatilhos que possam definir uma tendência mais clara ao longo do

Reunião do pré-COP30 no Brasil, com líderes e representantes discutindo questões ambientais na Amazônia, em preparação para a Conferência do Clima de 2025.

Brasil dá início aos eventos climáticos da COP30 em ano de distrações

Por Simon Jessop e Katy Daigle SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil inicia nesta segunda-feira três semanas de eventos ligados à cúpula climática COP30, na esperança de mostrar um mundo ainda determinado a enfrentar o aquecimento global, mas isso pode ser difícil em um ano marcado por turbulências econômicas e

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.