thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Serviços no Brasil crescem acima do previsto em junho

Imagem de uma fachada de prédio com fachada de vidro refletindo árvores e céu, com pessoas caminhando na rua em frente, em uma área urbana moderna.

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – O volume de serviços no Brasil voltou a mostrar resiliência em junho e registrou um resultado melhor do que o esperado, ainda que centrado na área de transportes, mesmo em meio a uma política monetária contracionista que tende a enfraquecer a atividade econômica.

Em junho, os serviços apresentaram alta de 0,3% no volume em relação ao mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

O resultado renova o ponto mais alto de sua série, alcançado em outubro de 2024, e contrariou a expectativa em pesquisa da Reuters de recuo de 0,1% no mês.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços teve expansão de 2,8%, contra expectativa de alta de 2,0%.

Apesar da taxa de juros elevada e da expectativa de desaceleração da economia, o setor de serviços vem mostrando resiliência, tendo apresentado retração do volume somente em janeiro.

Um mercado de trabalho aquecido e medidas de estímulo à demanda vêm ajudando a compensar o impacto da taxa básica de juros Selic a 15% ao ano.

O destaque entre os serviços em junho foi a atividade de transportes, que cresceu 1,5% e registrou a única taxa positiva do mês, com ganhos mais acentuados tanto do transporte de cargas como do aéreo de passageiros.

“O transporte de cargas está relacionado com um dinamismo um pouco maior da economia, porque esse segmento está ligado ao escoamento de safra, insumos e bens industriais”, disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Por outro lado, apresentaram perdas outros serviços (-1,3%); serviços prestados às famílias (-1,4%); informação e comunicação (-0,2%) e profissionais, administrativos e complementares (-0,1%).

O índice de atividades turísticas, por sua vez, recuou 0,9% em junho sobre o mês anterior, no segundo resultado negativo seguido. Com isso, o setor de turismo está 1,8% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma grande quantidade de lixo plástico acumulado na orla de um rio ou praia com arranha-céus de uma cidade ao fundo, ilustrando a poluição ambiental e os impactos do lixo no meio urbano.

Negociações para tratado sobre poluição por plástico terminam sem acordo

Por Emma Farge e Olivia Le Poidevin GENEBRA (Reuters) – Delegados que discutem o primeiro tratado vinculante do mundo para combater a poluição por plástico não conseguiram chegar a um consenso após dez dias de negociação, disseram diplomatas na sexta-feira em Genebra. Países que defendem um tratado ambicioso disseram que

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.