thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

bandeira dos EUA com o tiktok acima e fios desencapados

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos Estados Unidos aprovou por uma ampla margem na terça-feira legislação que proibirá o TikTok nos EUA se sua proprietária, a empresa chinesa de tecnologia ByteDance, não se desfizer do popular aplicativo de vídeos curtos nos próximos nove meses a um ano.

Impulsionado por preocupações generalizadas entre os parlamentares dos EUA de que a China poderia acessar dados dos norte-americanos ou vigiá-los com o aplicativo, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados dos EUA no sábado e o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que vai sancioná-lo nesta quarta-feira.

“Durante anos, permitimos que o Partido Comunista Chinês controlasse um dos aplicativos mais populares da América, o que foi perigosamente imprudente”, disse o senador Marco Rubio, principal republicano do Comitê de Inteligência. “Uma nova lei exigirá que seu proprietário chinês venda o aplicativo. Essa é uma boa medida para os Estados Unidos.”

Questionado sobre a votação do Senado, o Ministério das Relações Exteriores da China referiu-se, na quarta-feira, aos comentários feitos pelo ministério em março, quando a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei semelhante.

Na época, o ministério criticou a legislação, argumentando que “embora os EUA nunca tenham encontrado nenhuma evidência de que o TikTok representasse uma ameaça à segurança nacional dos EUA, eles nunca pararam de perseguir o TikTok”.

A batalha de quatro anos sobre o TikTok, que é usado por 170 milhões de pessoas nos Estados Unidos, é apenas uma frente em uma guerra sobre a Internet e a tecnologia entre Washington e Pequim. Na semana passada, a Apple disse que Pequim havia ordenado que ela removesse o WhatsApp e o Threads da Meta de sua loja de aplicativos na China devido a preocupações com a segurança nacional chinesa.

O TikTok deverá contestar o projeto de lei com base na Primeira Emenda e espera-se que os usuários do TikTok também entrem novamente com uma ação judicial. Em novembro, um juiz dos EUA em Montana bloqueou uma proibição estadual do TikTok, citando motivos de liberdade de expressão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem feliz lendo um livro em uma biblioteca aconchegante, cercado por prateleiras de livros e com iluminação suave, criando um ambiente perfeito para leitura. 2025

Retrospectiva Jurídica 2025: Principais Decisões, Leis e Impactos do Ano

O ano de 2025 foi marcado por grandes alterações legislativas que impactaram profundamente tanto o mundo jurídico brasileiro quanto a sociedade como um todo. Projetos de lei inovadores, voltados para enfrentar novos desafios e antigos problemas do país, foram aprovados, assim como legislações disruptivas. Além disso, decisões de grande relevância

Imagem de um encontro entre o Primeiro Ministro de Israel e o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma entrevista ou conferência, com bandeiras de Israel e Estados Unidos ao fundo.

Trump diz que ele e Netanyahu não concordam totalmente sobre Cisjordânia

Por Andrea Shalal e Kanishka Singh PALM BEACH, Flórida, 29 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que ele e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não concordavam totalmente com a questão da Cisjordânia ocupada por Israel, mas o líder republicano não explicou qual era

Bandeira dos Estados Unidos com destaque para as estrelas brancas em um fundo azul e elementos em vermelho e branco ao fundo, simbolizando patriotismo e orgulho nacional.

EUA atacam instalação de carregamento de barcos de drogas na Venezuela, diz Trump

WEST PALM BEACH, FLÓRIDA, 29 Dez (Reuters) – O presidente Donald Trump disse na segunda-feira que os Estados Unidos “atingiram” uma área na Venezuela onde barcos são carregados com drogas, marcando a primeira vez que Washington realizou operações em território venezuelano desde o início de uma campanha de pressão contra

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.