thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Senado dos EUA aprova projeto que pode proibir TikTok no país

bandeira dos EUA com o tiktok acima e fios desencapados

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos Estados Unidos aprovou por uma ampla margem na terça-feira legislação que proibirá o TikTok nos EUA se sua proprietária, a empresa chinesa de tecnologia ByteDance, não se desfizer do popular aplicativo de vídeos curtos nos próximos nove meses a um ano.

Impulsionado por preocupações generalizadas entre os parlamentares dos EUA de que a China poderia acessar dados dos norte-americanos ou vigiá-los com o aplicativo, o projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados dos EUA no sábado e o presidente dos EUA, Joe Biden, disse que vai sancioná-lo nesta quarta-feira.

“Durante anos, permitimos que o Partido Comunista Chinês controlasse um dos aplicativos mais populares da América, o que foi perigosamente imprudente”, disse o senador Marco Rubio, principal republicano do Comitê de Inteligência. “Uma nova lei exigirá que seu proprietário chinês venda o aplicativo. Essa é uma boa medida para os Estados Unidos.”

Questionado sobre a votação do Senado, o Ministério das Relações Exteriores da China referiu-se, na quarta-feira, aos comentários feitos pelo ministério em março, quando a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei semelhante.

Na época, o ministério criticou a legislação, argumentando que “embora os EUA nunca tenham encontrado nenhuma evidência de que o TikTok representasse uma ameaça à segurança nacional dos EUA, eles nunca pararam de perseguir o TikTok”.

A batalha de quatro anos sobre o TikTok, que é usado por 170 milhões de pessoas nos Estados Unidos, é apenas uma frente em uma guerra sobre a Internet e a tecnologia entre Washington e Pequim. Na semana passada, a Apple disse que Pequim havia ordenado que ela removesse o WhatsApp e o Threads da Meta de sua loja de aplicativos na China devido a preocupações com a segurança nacional chinesa.

O TikTok deverá contestar o projeto de lei com base na Primeira Emenda e espera-se que os usuários do TikTok também entrem novamente com uma ação judicial. Em novembro, um juiz dos EUA em Montana bloqueou uma proibição estadual do TikTok, citando motivos de liberdade de expressão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Duas mulheres fazendo compras em uma seção de ovos no supermercado, observando produtos na prateleira lado a lado.

Preços mundiais dos alimentos caem em dezembro, mas acumulam alta em 2025, diz FAO

Por Sybille de La Hamaide PARIS, 9 Jan (Reuters) – Os preços mundiais dos alimentos caíram em dezembro pelo quarto mês consecutivo, pressionados principalmente pelos laticínios, carnes e óleos vegetais, marcando a menor média desde janeiro de 2025, informou a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) nesta

Imagem de uma rua em Paris com o Eiffell Tower ao fundo, um trator agrícola de cor verde e detalhes vermelhos na frente e um policial de colete refletivo ao lado, comemorando a paisagem urbana com edifícios clássicos e árvores sem folhas.

Países da UE devem aprovar assinatura de acordo comercial com Mercosul

BRUXELAS, 9 Jan (Reuters) – Espera-se que os países da UE aprovem nesta sexta-feira a assinatura do maior acordo de livre comércio da história do bloco com o Mercosul, mais de 25 anos após o início das negociações e após meses de disputas para garantir o apoio dos principais Estados-membros.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.