thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SEC aprova ETFs de bitcoin em impulso para criptomoedas

SEC aprova ETFs de bitcoin em impulso para criptomoedas

Por Hannah Lang e Suzanne McGee

WASHINGTON/NEW YORK (Reuters) – O órgão regulador do mercado financeiro dos Estados Unidos (SEC) aprovou na quarta-feira os primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs) nos EUA que acompanham o bitcoin, em um divisor de águas para a maior criptomoeda do mundo e o setor de moedas digitais.

A SEC disse que aprovou 11 pedidos, incluindo da BlackRock, Ark Investments/21Shares, Fidelity, Invesco e VanEck, apesar dos avisos de algumas autoridades e defensores dos investidores de que os produtos apresentam riscos.

A expectativa é que a maioria dos produtos comece a ser negociada nesta quinta-feira, disseram os emissores, dando início a uma competição acirrada por participação no mercado.

Com uma década de existência, os ETFs são um divisor de águas para o bitcoin, oferecendo aos investidores exposição à maior criptomoeda do mundo sem precisarem detê-la diretamente. Eles proporcionam um grande impulso para um setor de moedas digitais que foi assolado por escândalos ano passado.

“É um grande ponto positivo para a institucionalização do bitcoin como uma classe de ativos”, disse Andrew Bond, diretor administrativo e analista sênior de fintech da Rosenblatt Securities.

Os analistas do Standard Chartered disseram esta semana que os ETFs poderiam atrair de 50 bilhões a 100 bilhões de dólares somente este ano. Outros analistas disseram que os fluxos de entrada estarão mais próximos de 55 bilhões de dólares em cinco anos.

O valor de mercado do bitcoin era de mais de 913 bilhões de dólares na quarta-feira, de acordo com a CoinGecko. Em dezembro de 2022, o total de ativos líquidos dos ETFs dos EUA era de 6,5 trilhões de dólares, de acordo com o Investment Company Institute.

O bitcoin acumula valorização de mais de 70% nos últimos meses, na expectativa dos investidores pela aprovação dos ETFs e atingiu o valor mais alto desde março de 2022 nesta semana.

O sucesso na batalha pelos fluxos de entrada dependerá principalmente das taxas e da liquidez, dizem os analistas. Alguns emissores reduziram suas taxas propostas em novos registros nesta semana, incluindo a BlackRock e a Ark/21Shares. Essas taxas variam de 0,2% a 1,5%, com muitas empresas oferecendo a isenção total das taxas por um determinado período. Para os especuladores de curto prazo que desejam comprar e vender os produtos, a liquidez pode ser mais importante.

As empresas esperam uma enxurrada de publicidade online e outros tipos de marketing. Alguns emissores, incluindo a Bitwise e a VanEck, já lançaram anúncios divulgando o bitcoin como um investimento.

“É algo sem precedentes, portanto, veremos como funciona. Nunca estive em uma situação em que 10 do mesmo ETF foram lançados no mesmo dia”, disse Steven McClurg, diretor de investimentos da Valkyrie, cujo ETF estava entre os aprovados na quarta-feira.

As aprovações ocorreram um dia depois que uma pessoa não autorizada fez uma publicação falsa na conta da SEC na rede social X, dizendo que a agência havia aprovado os produtos para negociação. A agência rapidamente desmentiu e excluiu a publicação.

Alguns especialistas em regulamentação acreditam que os ETFs de bitcoin também podem abrir caminho para outros produtos inovadores vinculados a moedas digitais. Vários emissores, por exemplo, entraram com pedido de ETFs de ether, a segunda criptomoeda mais importante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem e mulher brindando com taças de champagne em ambiente sofisticado, ideal para celebrar eventos especiais ou encontros sociais.

Eventos de Dezembro de 2025

A Editora Revista dos Tribunais estará presente nos principais eventos jurídicos do Brasil em dezembro, confirma as datas! Por que vale a pena participar? Ao visitar nossos estandes, você poderá: Conferir em primeira mão os lançamentos mais recentes da Editora; Dialogar com autores renomados e especialistas do Direito; Adquirir obras

Planta de soja murcha em campo agrícola sob céu parcialmente nublado, destacando-se na colheita e produção de soja no Brasil.

Semeadura de soja no Brasil está próxima do fim, diz Pátria

Por Ana Mano SÃO PAULO, 6 Dez (Reuters) – Os produtores brasileiros de soja quase terminaram o plantio da safra 2025/26, com cerca de 91% dos campos semeados no maior produtor e exportador do mundo, informou a consultoria Pátria Agronegócios em um comunicado neste sábado. Nessa mesma época da temporada

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.