thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Relatório da ONU pede ação internacional conforme governo da Nicarágua aprofunda repressão

Retrato de um homem com um boné e uma jaqueta vermelha, observando atentamente enquanto uma bandeira da Nicarágua está à sua frente. A cena transmite um olhar sério e focado.

GENEBRA (Reuters) – As Nações Unidas pediram à comunidade internacional que responda ao que chamou de violações dos direitos humanos por parte do governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que busca consolidar ainda mais o poder, de acordo com um relatório publicado na quarta-feira.

Ortega, um ex-rebelde de esquerda que chegou ao poder em 1979 e retornou em 2007, vem ampliando seu controle ao permitir que sua Presidência “coordene” as funções judiciais e legislativas, além de expandir o controle estatal sobre a mídia.

O relatório da ONU acusa Ortega e sua esposa, Rosario Murillo, que atua como copresidente, de terem “transformado o país em um estado autoritário onde não há instituições independentes”.

Os especialistas da ONU pediram uma ação legal contra a Nicarágua, destacando as violações dos direitos humanos no país latino-americano, que, segundo eles, seguem padrões que foram previamente estabelecidos como crimes contra a humanidade.

No passado, o governo de Ortega ignorou os relatórios da ONU e da Organização dos Estados Americanos, que, segundo ele, fazem parte de uma campanha internacional contra o governo.

A Nicarágua passou por protestos em massa contra o governo em 2018, quando a repressão de Ortega à dissidência resultou na morte de mais de 350 pessoas e provocou um clamor internacional sobre abusos de direitos.

O relatório da ONU também implicou o Exército nicaraguense na violenta repressão, contradizendo negativas anteriores.

(Reportagem de Emma Farge, em Genebra, e Aida Pelaez-Fernandez, na Cidade do México)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um componente de computador, possivelmente uma placa-mãe, com iluminação em tons de vermelho e roxo, destacando letras 'A' e 'R' em destaque.

Trump diz que assinará decreto para restringir leis estaduais de IA

WASHINGTON, 11 Dez (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que deve assinar um decreto sobre inteligência artificial que visa se sobrepor, com um padrão nacional, a um número crescente de leis estaduais que regem a tecnologia. “Queremos ter uma fonte central de aprovação”, disse

Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, falando em público com entusiasmo, usando terno cinza e camisa azul, expressão empolgada, fundo azul.

Lula diz que criará Ministério da Segurança Pública se PEC for aprovada

BRASÍLIA, 11 Dez (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que irá criar o Ministério da Segurança Pública caso a Proposta de Emenda Constitucional sobre segurança, enviada pelo governo ao Congresso, seja aprovada. “Se a PEC da Segurança for aprovada nós vamos criar o Ministério

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.