thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Relator da LDO desiste de incluir receitas do Sistema S no Orçamento da União

Relator da LDO desiste de incluir receitas do Sistema S no Orçamento da União

BRASÍLIA (Reuters) – O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, deputado Danilo Forte (União-CE), anunciou nesta terça-feira a desistência de manter em seu parecer trecho que “ampliava a transparência sobre o orçamento, hoje obscuro, do Sistema S”, com a inclusão das receitas das entidades no Orçamento da União.

O relator afirmou que tomou a decisão após acordo de líderes do Congresso, apelos das bancadas do governo, PT e PSOL, e ainda diante do calendário exíguo para a votação da proposta, já que o Congresso encerra seus trabalhos no fim da próxima semana para entrar em recesso.

Forte havia previsto em um relatório preliminar que essas receitas passariam a ser incluídas no Orçamento, o que poderia dificultar o planejamento de despesas do governo em 2024, já que os recursos destinados a essa finalidade consumiriam espaço no já apertado limite de gastos do ano, relatou uma fonte da equipe econômica. O relator não concordava com a avaliação.

“Por se tratarem de recursos parafiscais, os recursos apenas constariam do Orçamento da União, não havendo impacto no arcabouço fiscal ou no esforço de atingir a meta de resultado primário”, disse o deputado em nota.

O Sistema S é composto por entidades administradas por confederações empresariais que não têm vinculação operacional com o governo, sendo classificadas como privadas. As instituições, como o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC), oferecem qualificação profissional, pesquisa, lazer e cultura.

Essas entidades são financiadas por meio de uma contribuição compulsória que incide sobre a folha salarial das companhias de cada setor. Os recursos são arrecadados pela Receita Federal e posteriormente distribuídos às instituições.

O Sistema S já foi alvo de disputas no passado. A gestão Jair Bolsonaro, por exemplo, prometeu cortar recursos destinados a essa finalidade, mas, diante do forte lobby contrário das entidades sobre o Congresso, o plano acabou não prosperando.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Bernardo Caram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem idoso alegre usando camisa listrada verde e vermelha, sendo recebido por dois jovens ao entrar em um prédio, cena de amizade e confraternização.

Bolsonaro passa por procedimento para tratar soluços e deve passar por outro em 48 horas

BRASÍLIA, 27 Dez (Reuters) – O ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico neste sábado, desta vez para um procedimento de bloqueio do nervo frênico direito, necessário para tratamento de um quadro de soluços, informou a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e deve passar por procedimento semelhante no nervo frênico esquerdo em

Pessoa segurando várias notas de dinheiro, incluindo cédulas de cem dólares, em uma mão, enquanto a outra manipula mais cédulas. Imagem relacionada à riqueza, finanças ou dinheiro.

Dólar sobe no Brasil em dia de liquidez reduzida nos mercados

SÃO PAULO, 29 Dez (Reuters) – O dólar opera em leve alta no Brasil nesta manhã de segunda-feira, em sessão marcada pela liquidez reduzida nos mercados internacionais por conta das festas de fim de ano. Às 9h55, o dólar à vista subia 0,31%, a R$5,5622 na venda. Na B3, o

Robô transparente com braços mecânicos, segurando um maçã no ambiente de inteligência artificial e tecnologia, com telas exibindo gráficos em segundo plano.

China divulga minuta de regras para regulamentar IA com interação semelhante à humana

PEQUIM, 27 Dez (Reuters) – O órgão regulador cibernético da China divulgou neste sábado, para consulta pública, um conjunto de sugestões de regras para reforçar a supervisão a serviços de inteligência artificial projetados para simular personalidades humanas e envolver os usuários em interações emocionais. A medida ressalta o esforço de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.