thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Recuperação judicial é o tema que mais afeta crédito do agronegócio, diz secretário

Trator agrícola trabalhando em campo de milho durante a colheita na zona rural brasileira, facilitando a agricultura e a produção de alimentos.

3 Dez (Reuters) – Os crescentes registros de recuperação judicial no agronegócio brasileiro estão dificultando a concessão de crédito para o produtor, na medida em que bancos ficam mais rigorosos para liberar recursos, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Guilherme Campos.

“Porque é o tema que mais afeta hoje a questão da concessão de crédito agrícola. É um tema que ganhou muita relevância do ano passado para este ano”, disse ele a jornalistas, durante evento do Lide, em Brasília.

Entre os fatores para o aumento dos pedidos de recuperação judicial, ele citou novos investidores no segmento, com muitos deles sendo influenciados por escritórios de advocacia que vendem soluções para reduzir a dívida.

“Muita gente veio para o agronegócio no momento em que o agronegócio só tinha notícia boa, na hora que dá a primeira engasgadinha, tem gente que não é do ramo que parte para soluções pouco ortodoxas”, observou ele, conforme áudio de uma entrevista divulgada pela assessoria do evento.

Os pedidos de recuperação judicial no agronegócio brasileiro atingiram números recordes no segundo trimestre, com aumento de 31,7% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionados por solicitações de produtores rurais que atuam como pessoa jurídica (PJ), de acordo com dados da Serasa Experian divulgados em setembro.

Ao todo, considerando pedidos de produtores pessoa física, jurídica e empresas relacionadas ao agronegócio, o total de RJs solicitados atingiu 565. Em relação ao primeiro trimestre, a alta foi de 45,2%.

Diante disso, disse o secretário, os bancos se protegem na concessão dos novos créditos, “com cada vez mais critérios rigorosos na concessão desses créditos, com mais garantias, com mais rigor nessa concessão”.

O Banco do Brasil, o maior financiador do agronegócio, afirmou em novembro que esperava um ponto de inflexão na inadimplência do agronegócio a partir do começo do próximo ano, na esteira de uma série de medidas adotadas nos últimos trimestres.

Campos comentou que os pedidos de RJ têm tido uma facilidade “grande” de ser aprovados em primeira instância judicial, mas no longo prazo essa solução não se mostra a melhor.

“Existem diversos escritórios de advocacia que veem a RJ como uma solução que vai garantir um desconto substancial do valor dessa dívida e um alongamento desse valor. (Mas) a realidade não comprova isso, porque a partir do momento que ela se instala, e ao longo de todo o processo, a realidade vai se impondo”, afirmou ele.

Ele comentou que, em instâncias superiores, o resultado do processo “pode ser muito diferente daquilo que foi vendido na hora que se colocou a recuperação judicial”.

O secretário citou ainda que os juros elevados e problemas climáticos em algumas regiões como fatores que também têm desafiado o setor no país.

 

(Por Roberto Samora, em São Paulo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.