thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Provável interina da PGR é eleita por Conselho Superior do MPF

Provável interina da PGR é eleita por Conselho Superior do MPF

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – A subprocuradora-geral da República Elizeta Maria de Paiva Ramos foi eleita nesta terça-feira, por aclamação, como vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), cargo que, em caso de vacância do procurador-geral da República, Augusto Aras, comandará interinamente a instituição.

A eleição de Elizeta é importante porque Aras deixa o comando da PGR no dia 26 de setembro.

Se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não indicar o sucessor de Aras e o Senado não tiver aprovado a escolha até lá, o que parece que vai acontecer, Elizeta Ramos será quem comandará interinamente a PGR.

Atualmente, Elizeta é coordenadora da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional, tendo também já atuado como corregedora-geral e procuradora eleitoral substituta, entre outros cargos.

Não seria a primeira vez que uma interinidade no comando da PGR ocorreria. No segundo mandato de Lula em 2009, a então subprocuradora-geral da República Deborah Duprat ficou no cargo por 22 dias e, na ocasião, desengavetou uma ação sobre aborto de anencéfalos e moveu outros processos polêmicos no Supremo Tribunal Federal.

Elizeta, aposta um destacado integrante do MPF, tem um perfil de trabalho discreto e não deverá fazer qualquer tipo de movimento importante durante sua eventual interinidade, uma vez que estaria prestes a se aposentar da instituição.

Segundo fontes ouvidas anteriormente pela Reuters, a disputa para o comando da PGR estava principalmente entre os subprocuradores-gerais da República Paulo Gonet, atual vice-procurador-geral eleitoral, e Antonio Carlos Bigonha, ex-presidente da Associação Nacional dos Procuradores (ANPR).

A indicação dos procuradores-gerais tem sido uma das principais escolhas feitas pelos presidentes da República nas duas últimas décadas. Cabe ao chefe do Ministério Público Federal realizar investigações criminais contra o próprio presidente, deputados e senadores, além de questionar atos do governo perante o Supremo.

As gestões federais petistas passadas foram alvo de várias investigações de escolhidos pelo próprio Lula e pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa conta notas de US$100 09/04/2025 REUTERS/Willy Kurniawan

Dólar mostra estabilidade na abertura no Brasil com exterior no foco

SÃO PAULO, 22 Jan (Reuters) – O dólar oscila perto da estabilidade no Brasil nesta quinta-feira, enquanto no exterior a moeda norte-americana cede ante a maior parte das demais divisas, com os mercados ainda repercutindo as declarações mais brandas na véspera do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Groenlândia.

Imagem aérea de um rio sinuoso cortando uma densa floresta verde, com ondulações na água e árvores altas ao redor, capturada em uma ensolarada manhã de primavera. Embargo ambiental

Natureza Jurídica e Efeitos do Embargo Ambiental no Direito Brasileiro

O embargo ambiental é um dos instrumentos mais relevantes do Direito Ambiental brasileiro, especialmente no contexto das atividades rurais. Sua aplicação, fundamentos e consequências têm sido objeto de debates intensos, tanto na doutrina quanto na jurisprudência, refletindo a busca por equilíbrio entre proteção ambiental, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico. Neste

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.