thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Presidente do Peru entra na mira da procuradoria-geral por morte de manifestantes

Presidente do Peru entra na mira da procuradoria-geral por morte de manifestantes

LIMA (Reuters) – A procuradora-geral do Peru, Patricia Benavides, protocolou nesta segunda-feira uma queixa constitucional contra a presidente do país, Dina Boluarte, devido à morte de manifestantes durante os meses de agitação nas ruas, no ano passado. Trata-se da primeira acusação, no Congresso, da procuradoria-geral contra a presidente, após quase um ano de investigações.

Benavides também demitiu nesta segunda-feira um membro de sua equipe anticorrupção que estava investigando ela própria. Em discurso na TV, a procuradora-geral disse rejeitar as investigações contra ela, que tentam “desestabilizar a independência dos poderes”. Seu gabinete havia anunciado em janeiro o lançamento de uma investigação contra Boluarte e membros de seu ministério por acusações de “genocídio, homicídio qualificado e graves lesões”.

Pelo menos 40 pessoas morreram durante violentos confrontos entre dezembro de 2022 e o começo deste ano. Centenas ficaram feridas.

Boluarte chamou de “manobra política” a denúncia contra ela perante o Congresso, apresentada por Benavides.

“Expressamos nossa condenação a uma manobra política tão desprezível que, usando indevidamente a memória de patriotas falecidos, tenta desviar a atenção de uma denúncia muito grave contra o próprio promotor do país”, disse Boluarte em um discurso televisionado junto com todo seu gabinete de ministros. Se o Congresso aceitar a acusação, a ação da procuradora-geral pode resultar no impeachment de Boluarte. “A morte de qualquer soldado peruano não deveria ser permitida, assim como o abuso de poder. Não deve ser permitido tentar prejudicar a imagem de procuradores honestos”, afirmou Benavides em seu discurso. (Reportagem de Marco Aquino; texto de Isabel Woodford)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa recebendo aplicação de vacina no braço, simbolizando a importância da vacinação contra doenças.

Casos de sarampo caem 71% em 24 anos por melhoria da cobertura vacinal, diz OMS

Por Mariam Sunny (Reuters) – Os casos globais de sarampo caíram 71%, para 11 milhões, no período de 2000 a 2024, impulsionados pela melhoria da cobertura de vacinação, informou a Organização Mundial da Saúde em um relatório na sexta-feira. A vacinação contra o sarampo evitou quase 59 milhões de mortes

Vista aérea do centro de Houston com prédios altos e área verde nas proximidades, sob um céu parcialmente nublado, evidenciando a arquitetura moderna da cidade.

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,6% do PIB em outubro, mostra BC

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário abaixo do esperado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 78,6%, contra 78,1%

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.