thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Premiê australiano diz que plataformas de rede social agora têm a responsabilidade de proteger crianças

Premiê australiano diz que plataformas de rede social

Por Alasdair Pal

SYDNEY (Reuters) – O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou nesta quinta-feira (já sexta-feira, no horário local) que as plataformas de redes sociais agora têm a responsabilidade de garantir a segurança das crianças, após o Parlamento do país aprovar uma lei que proíbe o uso desses serviços por pessoas menores de 16 anos.

A Austrália aprovou nesta quinta-feira a proibição de redes sociais para crianças e adolescentes menores de 16 anos em meio a um acalorado debate que tomou conta da nação, estabelecendo uma referência para jurisdições em todo o mundo com uma das regulações mais duras contra as chamadas Big Techs.

“As plataformas agora têm a responsabilidade de garantir que a segurança das nossas crianças é uma prioridade para elas”, afirmou Albanese em coletiva de imprensa.

A lei foi aprovada na Câmara Baixa do Parlamento na sexta-feira, em audiência processual.

A lei obriga gigantes como a Meta Platforms, dona do Instagram e do Facebook, e o TikTok a impedirem que menores consigam fazer login nas plataformas. A multa para o descumprimento pode chegar a 32 milhões de dólares. Um teste dos métodos de aplicação da lei começará em janeiro, e a proibição será total dentro de um ano.

A lei foi aprovada com urgência na última semana de trabalhos do Parlamento neste ano, arregimentando críticas das empresas de redes sociais e de alguns congressistas de que o projeto não teria sido debatido o suficiente.

Albanese afirmou que a aprovação da lei antes do teste de verificação de idade estar completo foi uma medida correta.

“Estamos mandando uma mensagem clara sobre nossas intenções”, disse.

“A lei é muito clara. Não temos dúvidas de que sua implementação será perfeita, assim como a proibição de álcool para menores de 18 anos não significa que alguém mais novo do que 18 nunca terá acesso a ele, mas sabemos que essa é a coisa certa a se fazer.”

(Reportagem de Alasdair Pal em Sydney)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma janela de vidro refletindo luzes rosa e azul de neon, com o logo e nome Meta visíveis, em um ambiente moderno e tecnológico.

Meta negocia bilhões em chips do Google, diz The Information

(Reuters) – A Meta está em negociações com o Google para gastar bilhões de dólares em chips da empresa de propriedade da Alphabet para uso em seus data centers a partir de 2027, informou o The Information, um movimento que colocaria o Google como um sério rival da gigante dos

Pessoa observando o pôr do sol na praia ao entardecer, com o mar e o céu coloridos no horizonte. Cena tranquila e relaxante ao ar livre.

Número de turistas estrangeiros deve bater recorde em 2025, diz Embratur

Por Rodrigo Viga Gaier RIO DE JANEIRO (Reuters) – O número de turistas estrangeiros no Brasil deve bater recorde em 2025, disse a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) nesta segunda-feira, que espera chegar à marca de mais de 9 milhões de visitantes de fora do país até

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.