thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Premiê australiano diz que plataformas de rede social agora têm a responsabilidade de proteger crianças

Premiê australiano diz que plataformas de rede social

Por Alasdair Pal

SYDNEY (Reuters) – O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou nesta quinta-feira (já sexta-feira, no horário local) que as plataformas de redes sociais agora têm a responsabilidade de garantir a segurança das crianças, após o Parlamento do país aprovar uma lei que proíbe o uso desses serviços por pessoas menores de 16 anos.

A Austrália aprovou nesta quinta-feira a proibição de redes sociais para crianças e adolescentes menores de 16 anos em meio a um acalorado debate que tomou conta da nação, estabelecendo uma referência para jurisdições em todo o mundo com uma das regulações mais duras contra as chamadas Big Techs.

“As plataformas agora têm a responsabilidade de garantir que a segurança das nossas crianças é uma prioridade para elas”, afirmou Albanese em coletiva de imprensa.

A lei foi aprovada na Câmara Baixa do Parlamento na sexta-feira, em audiência processual.

A lei obriga gigantes como a Meta Platforms, dona do Instagram e do Facebook, e o TikTok a impedirem que menores consigam fazer login nas plataformas. A multa para o descumprimento pode chegar a 32 milhões de dólares. Um teste dos métodos de aplicação da lei começará em janeiro, e a proibição será total dentro de um ano.

A lei foi aprovada com urgência na última semana de trabalhos do Parlamento neste ano, arregimentando críticas das empresas de redes sociais e de alguns congressistas de que o projeto não teria sido debatido o suficiente.

Albanese afirmou que a aprovação da lei antes do teste de verificação de idade estar completo foi uma medida correta.

“Estamos mandando uma mensagem clara sobre nossas intenções”, disse.

“A lei é muito clara. Não temos dúvidas de que sua implementação será perfeita, assim como a proibição de álcool para menores de 18 anos não significa que alguém mais novo do que 18 nunca terá acesso a ele, mas sabemos que essa é a coisa certa a se fazer.”

(Reportagem de Alasdair Pal em Sydney)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma nota de dinheiro com retrato de George Washington, destacando o valor alto e características de uma nota de grande valor.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Homem dirigindo um carro ao ar livre, com paisagem de campo ao fundo. Pessoa de cabelo grisalho, sorrindo levemente enquanto contempla a direção.

Departamento de Justiça dos EUA divulga nova remessa dos arquivos de Epstein

Por Brad Heath WASHINGTON, 23 Dez (Reuters) – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou um novo conjunto de documentos de suas investigações sobre o falecido financista e criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, incluindo vídeos de câmeras de circuito interno e registros legais. A mais recente divulgação envolve cerca

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.