thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preços ao consumidor dos EUA aumentam como esperado em dezembro

Clientes fazendo compras de hortifruti em supermercado Walmart, com destaque para legumes e verduras frescos nas bancadas.

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON, 13 Jan (Reuters) – Os preços ao consumidor dos Estados Unidos aumentaram em dezembro uma vez que as distorções relacionadas à paralisação do governo, que reduziram artificialmente a inflação em novembro, foram eliminadas, consolidando as expectativas de que o Federal Reserve deixará a taxa de juros inalterada neste mês.

O índice de preços ao consumidor subiu 0,3% no mês passado, informou o Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho nesta terça-feira. Nos 12 meses até dezembro, o índice avançou 2,7%, igualando a leitura de novembro.

Economistas consultados pela Reuters previam avanço de 0,3% do índice. O Escritório de Estatísticas estimou que os preços aumentaram 0,2% de setembro a novembro.

A paralisação de 43 dias impediu a coleta de preços para outubro, o que fez com que o escritório usasse um método de carry-forward para imputar dados, especialmente de aluguéis, para compilar o relatório de novembro.

Embora os preços de novembro tenham sido coletados, isso só ocorreu na segunda metade do mês, quando os varejistas estavam oferecendo descontos para a temporada de férias.

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, os preços ao consumidor aumentaram 0,2% em dezembro. O chamado núcleo do índice teve alta de 2,6% na base anual em dezembro, depois de ter aumentado pela mesma margem em novembro. O Escritório de Estatísticas estimou que o núcleo do índice subiu 0,2% de setembro a novembro.

O Fed acompanha o índice de preços PCE para sua meta de inflação de 2%.

O aumento da inflação ao consumidor veio após a notícia, na semana passada, de que a taxa de desemprego caiu em dezembro, mesmo com o crescimento tímido do emprego. A expectativa é de que o banco central dos EUA mantenha sua taxa de juros na faixa de 3,50% a 3,75% em sua reunião de 27 e 28 de janeiro.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma usina industrial com tanques, caminhões e infraestrutura tecnológica ao fundo, ilustrando setor de energia ou petróleo.

Setor de serviços do Brasil recua em novembro e interrompe 9 meses de ganhos

Por Camila Moreira e Rodrigo Viga Gaier SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO, 13 Jan (Reuters) – O setor de serviços brasileiros registrou recuo inesperado em novembro depois de nove meses de ganhos, pressionado por transportes e informação e comunicação, em meio à desaceleração da economia diante de uma política monetária restritiva.

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.