REVISTA DOS TRIBUNAIS

Posição do Brasil é que atos violentos entre Israel e Hamas devem ser interrompidos, diz chanceler

Posição do Brasil é que atos violentos entre Israel e Hamas devem ser interrompidos, diz chanceler

Posição do Brasil é que atos violentos entre Israel e Hamas devem ser interrompidos, diz chanceler

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira que a posição do Brasil em relação ao conflito entre Israel e Hamas, iniciado no fim de semana, é de que os atos violentos devem ser interrompidos e deve haver uma cessação de hostilidades.

“Evidentemente que nós condenamos as violências, o derramamento de sangue, mas achamos que, sobretudo estando o Brasil na presidência do Conselho de Segurança (da ONU) neste mês, tem que trabalhar para que haja um entendimento, uma discussão”, acrescentou o chanceler, que está em viagem ao Camboja, em entrevista gravada para o programa Voz do Brasil.

As hostilidades começaram no sábado, quando combatentes do Hamas invadiram Israel, e desde então as forças israelenses têm realizado pesados bombardeios na Faixa de Gaza, governada pelo grupo militante palestino.

Vieira lembrou que o Brasil assumiu a presidência do Conselho de Segurança da ONU no dia 1º de outubro e que exercerá o comando durante todo o mês de outubro. Segundo ele, já ocorreu uma reunião fechada do conselho, convocada pelo Brasil, para ouvir o relato do representante especial do secretário-geral da ONU para o Oriente Médio. Participaram do encontro apenas representantes dos 15 países que compõem atualmente o conselho.

“Nossa posição é de condenação dos atos de violência, condenação do estado de hostilidade, e empenhar todos os esforços para que se possa chegar a um entendimento e a uma cessação de fogo em um primeiro momento, e uma negociação de paz”, acrescentou Vieira.

De acordo com o chanceler, o governo utilizará seis aviões militares para repatriar brasileiros que já se inscreveram na embaixada. São “cerca de 2.200 ou 2.300”, afirmou Vieira.

Na tarde desta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores informou em comunicado que decolou de Tel Aviv um primeiro avião com 211 brasileiros que pediram para ser repatriados de Israel em meio à guerra entre o país e o Hamas, que deixou mais de 1.800 mortos até o momento, incluindo dois brasileiros.

O Itamaraty disse ainda que mantém conversações com autoridades para retirar brasileiros da Faixa de Gaza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

queimadas florestais no Brasil

Queimadas Florestais: uma análise dos impactos sociais, econômicos e ambientais

As queimadas recentes que ocorrem em grande parte do Brasil têm sido motivo de grande preocupação tanto a nível nacional quanto internacional, visto que contribuem para o desmatamento acelerado, destruindo habitats de inúmeras espécies de plantas e animais. A Amazônia, por exemplo, é um dos ecossistemas mais biodiversos do planeta,

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Por Jorge Silva e Leonardo Benassatto TEFÉ, Amazonas (Reuters) – A pior seca já registrada reduziu o nível de água dos rios da bacia amazônica a uma baixa histórica, em alguns casos secando leitos de rios que antes eram vias navegáveis. O Solimões, um dos principais afluentes do poderoso rio

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

Google comprará créditos de carbono de startup brasileira

(Reuters) – O Google concordou pela primeira vez em comprar créditos de carbono baseados em reflorestamento de uma startup brasileira, um movimento que marca seu primeiro envolvimento com projetos desse tipo no país. A unidade da Alphabet vai adquirir 50.000 toneladas de créditos de carbono até 2030 da Mombak, que