thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Posição do Brasil é que atos violentos entre Israel e Hamas devem ser interrompidos, diz chanceler

Posição do Brasil é que atos violentos entre Israel e Hamas devem ser interrompidos, diz chanceler

Por Fabricio de Castro

SÃO PAULO (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira que a posição do Brasil em relação ao conflito entre Israel e Hamas, iniciado no fim de semana, é de que os atos violentos devem ser interrompidos e deve haver uma cessação de hostilidades.

“Evidentemente que nós condenamos as violências, o derramamento de sangue, mas achamos que, sobretudo estando o Brasil na presidência do Conselho de Segurança (da ONU) neste mês, tem que trabalhar para que haja um entendimento, uma discussão”, acrescentou o chanceler, que está em viagem ao Camboja, em entrevista gravada para o programa Voz do Brasil.

As hostilidades começaram no sábado, quando combatentes do Hamas invadiram Israel, e desde então as forças israelenses têm realizado pesados bombardeios na Faixa de Gaza, governada pelo grupo militante palestino.

Vieira lembrou que o Brasil assumiu a presidência do Conselho de Segurança da ONU no dia 1º de outubro e que exercerá o comando durante todo o mês de outubro. Segundo ele, já ocorreu uma reunião fechada do conselho, convocada pelo Brasil, para ouvir o relato do representante especial do secretário-geral da ONU para o Oriente Médio. Participaram do encontro apenas representantes dos 15 países que compõem atualmente o conselho.

“Nossa posição é de condenação dos atos de violência, condenação do estado de hostilidade, e empenhar todos os esforços para que se possa chegar a um entendimento e a uma cessação de fogo em um primeiro momento, e uma negociação de paz”, acrescentou Vieira.

De acordo com o chanceler, o governo utilizará seis aviões militares para repatriar brasileiros que já se inscreveram na embaixada. São “cerca de 2.200 ou 2.300”, afirmou Vieira.

Na tarde desta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores informou em comunicado que decolou de Tel Aviv um primeiro avião com 211 brasileiros que pediram para ser repatriados de Israel em meio à guerra entre o país e o Hamas, que deixou mais de 1.800 mortos até o momento, incluindo dois brasileiros.

O Itamaraty disse ainda que mantém conversações com autoridades para retirar brasileiros da Faixa de Gaza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de Donald Trump e um diplomata brasileiro conversando na entrada de um edifício com bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil ao fundo. O cenário é elegante e oficial, refletindo uma reunião diplomática importante.

Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil e vincula com tratamento dado a Bolsonaro

Por Ricardo Brito e Kanishka Singh BRASÍLIA/WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira que os Estados Unidos irão impor uma tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil para o país, e vinculou a decisão ao tratamento recebido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que

Imagem de um porto de carga com contêineres e guindastes gigantes em operação, destacando a atividade de transporte marítimo de cargas.

BTG vê motivação política em tarifa dos EUA e efeito econômico direto limitado

SÃO PAULO (Reuters) – Estrategistas do BTG Pactual avaliam que o impacto econômico direto da tarifa anunciada pelos Estados Unidos na véspera sobre produtos do Brasil provavelmente deve ser limitado, embora alguns setores ou produtos possam ser afetados de forma desproporcional, conforme relatório enviado a clientes nesta quinta-feira. A equipe

Imagem de uma refinaria de petróleo com torres de armazenamento e tubos, destacando a infraestrutura industrial e operários trabalhando no local.

Ações da Braskem disparam após avanço de projeto sobre o setor petroquímico na Câmara

Por Paula Arend Laier (Reuters) – As ações da Braskem dispararam nesta quarta-feira, registrando máxima em três semanas, enquanto agentes financeiros continuam acompanhando as negociações envolvendo o controle da empresa e repercutem avanço na tramitação de projeto que mira dar continuidade a estímulos concedidos ao setor petroquímico. Na véspera, deputados

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.