thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Pior seca já registrada faz rios da Amazônia atingirem baixa histórica

Por Jorge Silva e Leonardo Benassatto

TEFÉ, Amazonas (Reuters) – A pior seca já registrada reduziu o nível de água dos rios da bacia amazônica a uma baixa histórica, em alguns casos secando leitos de rios que antes eram vias navegáveis.

O Solimões, um dos principais afluentes do poderoso rio Amazonas, cujas águas se originam nos Andes peruanos, caiu ao seu nível mais baixo já registrado em Tabatinga, cidade brasileira na fronteira com a Colômbia.

Rio abaixo, em Tefé, um braço do Solimões secou completamente, como viram repórteres da Reuters que sobrevoaram o rio na terça-feira.

O Lago Tefé, nas proximidades, onde mais de 200 botos de água doce morreram na seca do ano passado, também secou, privando os mamíferos cor-de-rosa, ameaçados de extinção, de seu habitat favorito.

“Estamos passando por um ano crítico”, disse o porta-voz do Greenpeace Rômulo Batista, apontando para o local onde o leito do Rio Solimões se transformou em bancos de areia. “Este ano, vários meses bateram os recordes do ano passado.”

O segundo ano consecutivo de seca crítica ressecou grande parte da vegetação do Brasil e causou incêndios florestais em países sul-americanos, encobrindo cidades em nuvens de fumaça.

“As mudanças climáticas não são mais uma coisa para se preocupar no futuro, daqui a 10 a 20 anos, elas chegaram, e chegaram com uma força muito mais intensa do que a gente estava esperando”, acrescentou Batista.

O Solimões em Tabatinga foi medido em 4,25 metros abaixo da média para a primeira quinzena de setembro.

Em Tefé, o rio estava 2,92 metros abaixo do nível médio nas mesmas duas semanas do ano passado e a previsão é de que caia ainda mais, atingindo o nível mais baixo de todos os tempos.

Em Manaus, a maior cidade da Amazônia, onde o Solimões se junta ao Rio Negro para formar o Rio Amazonas, o nível do Rio Negro está se aproximando do recorde de baixa atingido em outubro de 2023.

“Me recordo que no ano passado nós estávamos passando por essa situação, mas em outubro”, disse Tomé Cruz, líder indígena Kambeba. “Neste ano, já evoluiu bastante essa estiagem.”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de um homem sério com cabelos grisalhos e expressão concentrada, em um ambiente com pessoas ao fundo, usando jaqueta preta.

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega domiciliar

BRASÍLIA, 19 Dez (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu nesta sexta-feira solicitação da defesa de Jair Bolsonaro, preso por tentativa de golpe de Estado, e autorizou que o ex-presidente realize uma cirurgia, mas negou um segundo pedido dos advogados e rejeitou a possibilidade

Imagem de uma nota de dólar com retrato de Benjamin Franklin, destacado em iluminação escura para foco no rosto e detalhes.

Dados do FMI mostram estabilização de fatia do dólar nas reservas globais

LONDRES, 22 Dez (Reuters) – A participação do dólar nas reservas cambiais globais reportadas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) caiu ligeiramente para 56,92% no terceiro trimestre de 2025, enquanto a fatia denominada em euros aumentou um pouco, segundo dados divulgados na sexta-feira. Os números mostram, de forma geral, uma estabilização

Pessoa contando e trocando cédulas de dinheiro, focando em dólares de cem dólares, com destaque para as notas na mão e na mesa.

Dólar segue perto da estabilidade no Brasil apesar de queda no exterior

Por Fabricio de Castro SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) – O dólar iniciou a segunda-feira muito próximo da estabilidade no Brasil, à espera de notícias que possam direcionar a moeda norte-americana, que no exterior exibia baixas ante a maior parte das demais divisas. Às 9h40, o dólar à vista cedia

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.