thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PF faz busca e apreensão contra senador e põe número dois da Previdência em prisão domiciliar em operação sobre INSS, diz fonte

Veículo oficial da Polícia Federal preto com detalhes dourados, estacionamento em área urbana, refletindo pessoas no vidro e destacando a marca da polícia.

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO, 18 Dez (Reuters) – O senador Weverton Rocha (PDT-MA) é alvo nesta quinta-feira de uma nova operação da Polícia Federal sobre irregularidades no INSS que levou também à prisão domiciliar e ao afastamento do cargo do secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, disse à Reuters uma fonte com conhecimento da operação, confirmando relatos publicados em sites de notícias.

A operação é uma nova fase da operação Sem Desconto, que apura cobranças sem autorização nas aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS.

Os descontos irregulares podem superar R$6 bilhões de acordo com as investigações em curso desde o início do ano.

Em nota, sem citar nominalmente os alvos da operação, a PF informou que cumpre nesta quinta 52 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão preventiva no âmbito da operação.

Medidas cautelares também foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos Estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além do Distrito Federal.

“As ações desta data visam aprofundar as investigações da operação Sem Desconto e esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial”, disse a PF em comunicado.

Em nota, o senador Weverton Rocha disse ter sido surpreendido pela operação e se colocou à disposição das autoridades.

“O senador Weverton Rocha informa que recebeu com surpresa a busca na sua residência, com serenidade se coloca à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas assim que tiver acesso integral a decisão”, afirma a nota.

Procurada, a assessoria de imprensa do Ministério da Previdência não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Em nota, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), relator da CPI mista do INSS, disse que a operação desta quinta reforça “a gravidade do esquema criminoso que lesou aposentados e pensionistas do INSS” e confirma a importância do trabalho da comissão.

“É importante destacar que, entre os alvos, estão pessoas e políticos já citados várias vezes durante o meu trabalho como relator na comissão. Entre eles, já havia formalizado o pedido de oitiva do senador Weverton Rocha”, afirmou.

 

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma pessoa com cabelos castanhos claros e expressão séria, possivelmente um profissional ou figura pública. Fundo desfocado.

França não está pronta para assinar acordo com o Mercosul, reafirma Macron

BRUXELAS, 18 Dez (Reuters) – A França não está pronta para assinar um acordo comercial da União Europeia com o Mercosul reiterou o presidente francês Emmanuel Macron antes de uma cúpula da União Europeia em Bruxelas nesta quinta-feira, acrescentando que mais trabalho precisa ser feito sobre reciprocidade e controles de

Grupo de pessoas participando de uma celebração cultural ao ar livre, com uma estrutura iluminada ao fundo, durante o entardecer, em uma festa tradicional.

STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas

17 Dez (Reuters) – O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quarta-feira contra o chamado marco temporal para demarcação de terras indígenas, em julgamento virtual. Os ministros Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli acompanharam o relator Gilmar Mendes. Dino, Zanin e Toffoli seguiram o

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.