REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisas prevêem disputa acirrada pela Presidência no Equador

Pesquisas prevêem disputa acirrada pela Presidência no Equador

Pesquisas prevêem disputa acirrada pela Presidência no Equador

Por Alexandra Valencia

QUITO (Reuters) – Daniel Noboa, herdeiro de uma fortuna empresarial, lidera algumas das pesquisas publicadas nesta quinta-feira antes da disputa presidencial do Equador, em 15 de outubro, embora duas delas o posicionem em empate técnico com sua adversária Luisa González, representante de um ex-presidente de esquerda.

Noboa, filho do barão das bananas Álvaro Noboa, propôs benefícios para as empresas que contratarem jovens e disse que iria promover os investimentos privados em eletricidade e petróleo além de atrair o capital estrangeiro. Ele também prometeu usar a tecnologia para combater uma onda prolongada de crimes.

Já González, de 45 anos, prometeu trazer de volta programas sociais abrangentes implementados por seu mentor, o ex-presidente Rafael Correa, impulsionar a produção de petróleo e injetar 2,5 bilhões de dólares de reservas internacionais na economia.

Noboa, de 35 anos, obteria 41,5% do total de votos, incluindo os brancos e nulos, enquanto González, que liderou o primeiro turno de votação, obteria 36,4%, segundo a empresa de pesquisas Comunicaliza.

“O debate basicamente não afetou a intenção de voto em Noboa… mas aumentou o apoio a Gonzalez (+3,3%)”, escreveu Álvaro Marchante, chefe da entidade que realiza as pesquisas na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, em referência a um debate televisionado no final de semana.

Cerca de 12,4% dos entrevistados ainda não decidiram em quem votar, enquanto 9,7% disseram que votariam em branco ou nulo, disse a empresa. A pesquisa, realizada esta semana, contou com 5.265 pessoas e teve margem de erro de 1,35%.

Enquanto isso, uma pesquisa da Negocios & Estrategias mostrou que Noboa tinha apenas uma ligeira vantagem sobre González, prevendo que ele ganharia 39% do total de votos contra 38,63% dela, um empate dentro da margem de erro, que é de 1,8%.

González venceria com 47,6%, mostrou uma terceira pesquisa, da Maluk Resarch, com Noboa atrás com 45,5% e votos de protesto com 6,9%, colocando os dois em outro empate técnico na sondagem com margem de erro de 3%.

(Reportagem de Alexandra Valencia)

Mais lidas

Post Relacionado