REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Parlamento do Japão convoca presidente do BC para discutir aumento nos juros

Parlamento do Japão convoca presidente do BC para discutir aumento nos juros

Parlamento do Japão convoca presidente do BC para discutir aumento nos juros

Parlamento do Japão convoca presidente do BC para discutir aumento nos juros

TÓQUIO (Reuters) – O Parlamento do Japão solicitará ao presidente do banco central japonês, Kazuo Ueda, que participe de sessões especiais na próxima semana para discutir a decisão da autoridade monetária no mês passado de aumentar a taxa de juros do país, informaram autoridades nesta terça-feira.

Ueda será convocado para participar de sessões separadas em 23 de agosto, realizadas pelos comitês financeiros das câmaras alta e baixa do Parlamento.

O Banco do Japão surpreendeu os mercados ao elevar os juros para o nível mais alto em 15 anos em 31 de julho e sinalizar sua disposição de aumentar ainda mais os custos dos empréstimos com base nas perspectivas crescentes de que a inflação atingirá de forma duradoura sua meta de 2%.

A decisão, junto dos temores de recessão nos Estados Unidos, agitou os mercados financeiros na semana passada, desencadeando a maior queda do índice Nikkei desde a Segunda-Feira Negra em 1987.

As perdas levaram as autoridades do governo e dos principais partidos de oposição a concordarem em convocar Ueda para explicar a decisão do banco central.

(Por Yoshifumi Takemoto)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tags: 

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de cédulas de dinheiro em destaque, incluindo notas de 50 reais e dólares americanos, simbolizando finanças e economia.

Dólar recua após reportagem sobre planos tarifários de Trump e leilões do BC

Por Fernando Cardoso SÃO PAULO (Reuters) – O dólar recuava nesta segunda-feira, em linha com os mercados globais, com os investidores reagindo a uma reportagem que apontou que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não adotará novas tarifas de importação em seu primeiro dia no cargo, enquanto repercutiam