thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parlamentares da UE buscam aumentar controles sobre importações agrícolas do Mercosul

Protesto na Praça do Trocadero em frente à Torre Eiffel, em Paris, com manifestantes segurando bandeiras e cartazes, incluindo um com a mensagem "Stop Mergosur".

Por Philip Blenkinsop

ESTRASBURGO, 16 Dez (Reuters) – Os parlamentares da União Europeia defenderam nesta terça-feira controles mais rígidos sobre as importações de produtos agrícolas resultantes de um possível acordo comercial com o bloco sul-americano Mercosul, potencialmente atendendo às reclamações dos críticos do acordo.

A votação ocorre um dia depois que a França se uniu à Itália para pressionar pelo adiamento da votação do acordo. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pretendia viajar para o Brasil no sábado para assinar o acordo, mas isso requer o apoio dos membros da UE.

A União Europeia e o bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai chegaram a um acordo em dezembro passado para criar o maior acordo comercial da história da UE, cerca de 25 anos após o início das negociações.

A Comissão Europeia apresentou o acordo para aprovação em setembro e procurou amenizar a oposição acrescentando um mecanismo que permitiria a suspensão do acesso preferencial do Mercosul a alguns produtos agrícolas, como carne bovina, aves e açúcar.

Segundo o acordo, o gatilho para o lançamento de uma investigação deveria ser se os volumes de importação aumentassem em mais de 10% ao ano ou se os preços caíssem nesse montante em um ou mais membros da UE.

No entanto, o Parlamento Europeu votou nesta terça-feira por um nível de acionamento mais baixo, de 5%, em comparação com uma média de três anos de importações, bem como por investigações mais curtas para introduzir salvaguardas mais cedo. Eles também querem que as salvaguardas sejam aplicadas se as importações agrícolas do Mercosul não estiverem em conformidade com os padrões de produção da UE, algo que a França exigiu.

As mudanças significam que os representantes do Parlamento terão que negociar um meio-termo com seus homólogos do Conselho, o grupo de governos da UE, que havia apoiado o valor de 10%. Essas negociações devem começar já na quarta-feira.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.