thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OpenAI nomeia novo CEO enquanto Altman se junta à Microsoft em reviravolta do Vale do Silício

OpenAI nomeia novo CEO enquanto Altman se junta à Microsoft em reviravolta do Vale do Silício

Por Stephanie Kelly e Jeffrey Dastin e Anna Tong

SAN FRANCISCO (Reuters) – A OpenAI nomeou o ex-chefe do Twitch Emmett Shear como presidente-executivo interino, enquanto Sam Altman, que teve sua saída anunciada na semana passada, deve se juntar à Microsoft, em uma reviravolta surpreendente para a startup no centro de um boom de inteligência artificial.

As nomeações, acertadas na noite de domingo, seguiram-se à saída abrupta de Altman poucos dias antes como CEO da desenvolvedora do ChatGPT e encerraram as especulações de que ele poderia retornar.

Em comunicado na plataforma de mídia social X, Shear rejeitou as especulações de que o conselho da OpenAI demitiu Altman por causa de uma briga sobre a segurança de poderosos modelos de IA. Ele prometeu abrir uma investigação sobre a demissão, considerar uma nova governança para OpenAI e continuar seu caminho de disponibilizar tecnologia como seu chatbot viral.

“Não sou louco o suficiente para aceitar este trabalho sem o apoio do conselho para comercializar nossos modelos incríveis”, disse Shear. “A estabilidade e o sucesso da OpenAI são importantes demais para permitir que turbulências os perturbem desta forma”, acrescentou.

A OpenAI demitiu Altman na sexta-feira após uma “falha nas comunicações”, de acordo com um memorando interno visto pela Reuters.

Altman foi copresidente fundador da startup que deu início à mania da IA ​​generativa há um ano, ao lançar o ChatGPT, um chatbot que se tornou um dos aplicativos de software de crescimento mais rápido do mundo.

O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, disse em posts no X que Altman se tornaria CEO de um novo grupo de pesquisa dentro da fabricante de software, junto com outros colegas que anunciaram suas saídas OpenAI, como Greg Brockman, presidente que deixou o cargo após a demissão de Altman.

A Microsoft investiu bilhões de dólares na OpenAI e apostou seu futuro na startup, lançando o que chamou de copilotos de IA para clientes empresariais baseados na tecnologia da OpenAI.

A Microsoft apoiou o retorno de Altman à startup, segundo fontes, uma medida que parecia provável apenas algumas horas antes dos anúncios desta segunda-feira. Provocando sua esperada reconciliação com o conselho da OpenAI, Altman publicou uma imagem sua no X no domingo vestindo um crachá de convidado OpenAI com a legenda “primeira e última vez que uso um desses”.

Os pesquisadores da OpenAI consideram as vastas reservas de poder computacional da Microsoft essenciais para o desenvolvimento de máquinas superinteligentes. Nadella e Shear disseram que suas empresas continuam comprometidas com a parceria, enquanto os recursos também irão para o novo grupo de Altman na Microsoft.

“Esperamos agir rapidamente para fornecer-lhes os recursos necessários para o seu sucesso”, disse Nadella.

Em um post separado no X, Altman compartilhou a mensagem de Nadella com as palavras “a missão continua”.

A decisão de não reintegrar Altman como chefe da OpenAI confundiu os esforços de investidores e funcionários para firmar o caminho da startup.

Eles temiam que sua demissão abrupta pudesse levar a um êxodo em massa de talentos e impactar uma venda de ações de 86 bilhões de dólares.

Pouco depois do anúncio interno da nomeação de Shear, funcionários perturbados “saíram” da sede da OpenAI em San Francisco, informou o The Information.

Dezenas de funcionários anunciaram internamente que estavam deixando a empresa na noite de domingo, segundo a reportagem, citando uma pessoa com conhecimento da situação. Vários líderes da startup publicaram no X nesta segunda-feira que a “OpenAI não é nada sem seu pessoal”.

Shear foi cofundador do Twitch e deixou a plataforma de streaming de vídeo ao vivo de propriedade da Amazon.com no início deste ano.

Alguns dos pesquisadores que partiram recentemente, como Szymon Sidor, estão se juntando ao novo esforço da Microsoft, disse Brockman, agora ex-presidente da OpenAI, em um post no X.

(Reportagem de Jeffry Dastin e Anna Tong em San Francisco, Urvi Dugar e Shubham Kalia em Bengaluru e Stephanie Kelly em Nova York)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher sorridente em ambiente de escritório, demonstrando felicidade e entusiasmo, ideal para conteúdos sobre networking, empatia ou clima organizacional. paulo scott

Entrevista Exclusiva: Paulo Scott e o Direito Constitucional Antirracista

Entrevista: “É preciso depor as lentes racistas do direito brasileiro”, defende Paulo Scott Em seu novo livro “Direito Constitucional Antirracista”, o jurista critica a suposta neutralidade da interpretação jurídica e propõe uma transformação radical no sistema de justiça para combater desigualdades estruturais Em um país onde o racismo estrutural ainda

Imagem de uma nota de cinco dólares dos Estados Unidos com foco na parte superior, destacando o número 5 e detalhes de segurança, com fundo desfocado.

Novas ameaças de Trump reacendem temores de investidores sobre comércio e prazos

Por Lewis Krauskopf e Suzanne McGee NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os investidores globais receberam um duro lembrete dos riscos relacionados às tarifas comerciais e à negociação do presidente dos EUA, Donald Trump, neste sábado, depois que ele ameaçou impor novas tarifas sobre seus maiores parceiros comerciais na Europa e no

Torre de transmissão de energia elétrica com várias linhas de alta tensão, vista ao pôr do sol, simbolizando infraestrutura de energia elétrica.

Governo publica nova MP para limitar alta de custos de energia aos consumidores

Por Ricardo Brito e Leticia Fucuchima BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) -O governo publicou nesta sexta-feira nova medida provisória para reduzir impactos de alta de custos do setor elétrico aos consumidores, incluindo dispositivos para derrubar a contratação compulsória de usinas termelétricas a gás natural e para limitar o crescimento do principal encargo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.