(Reuters) – A OpenAI está planejando lançar nos próximos meses seu primeiro modelo de linguagem de pesos abertos com capacidades de raciocínio desde o GPT‑2, disse nesta segunda-feira o CEO da empresa, Sam Altman.
Os parâmetros ou pesos treinados de um modelo de linguagem de pesos abertos são acessíveis publicamente, podendo ser usados por desenvolvedores para analisar e ajustar o modelo para tarefas específicas, sem exigir dados de treinamento originais.
Esses modelos de linguagem são diferentes dos modelos de código aberto, que fornecem acesso ao código-fonte completo, dados de treinamento e metodologias.
A empresa conversará com os desenvolvedores sobre como tornar um modelo de linguagem de pesos abertos útil, disse Altman em sua postagem no X.
O primeiro evento acontecerá em São Francisco dentro de algumas semanas, seguido por sessões nas regiões da Europa e da Ásia-Pacífico.
“Ainda temos algumas decisões a tomar, então estamos organizando eventos para desenvolvedores para coletar feedback e depois testar os primeiros protótipos”, disse ele.
Altman disse em fevereiro que a empresa simplificaria seus produtos de IA ao delinear um novo roteiro para os modelos mais recentes.
Apoiado pela Microsoft, a OpenAI deve fazer a transição para uma empresa com fins lucrativos até o final do ano, para garantir o financiamento total de US$40 bilhões liderado pelo SoftBank Group, disse uma pessoa familiarizada com o assunto na sexta-feira.
A startup disse que sua transição para uma entidade com fins lucrativos é necessária para garantir o capital para desenvolver os melhores modelos de IA.
A OpenAI fechou uma rodada de financiamento de US$6,6 bilhões em outubro.
(Reportagem de Jaspreet Singh em Bengaluru)