thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

OMS propõe corte orçamentário após saída dos EUA e defende seu trabalho

Imagem do edifício da Organização Mundial da Saúde (OMS) com bandeiras de vários países em primeiro plano, simbolizando a colaboração global em saúde.

LONDRES (Reuters) – Os Estados membros da Organização Mundial da Saúde discutirão o corte de parte de seu orçamento em 400 milhões de dólares diante da decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos, seu maior financiador governamental, da OMS, segundo um documento divulgado na segunda-feira.

Ao abrir a reunião anual do conselho executivo da agência da ONU, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também defendeu o trabalho da OMS e as reformas recentes e reiterou um apelo para que Washington reconsidere sua saída e entre em diálogo com a agência sobre novas mudanças.

“Gostaríamos de receber sugestões dos Estados Unidos e de todos os Estados membros sobre como podemos servir melhor a vocês e às pessoas do mundo”, disse ele.

O corte orçamentário será abordado na reunião de Genebra de 3 a 11 de fevereiro, durante a qual os representantes dos Estados membros discutirão o financiamento e o trabalho da agência para o período de 2026-27.

O conselho executivo propõe cortar a seção de programas básicos do orçamento de uma proposta de 5,3 bilhões para 4,9 bilhões de dólares, de acordo com um documento divulgado na segunda-feira. Isso faz parte do orçamento mais amplo de 7,5 bilhões de dólares para 2026-27 que foi originalmente proposto, incluindo dinheiro para a erradicação da poliomielite e para o enfrentamento de emergências.

“Com a saída do maior contribuinte financeiro, o orçamento não poderia continuar como estava”, diz o documento. Os EUA são o maior doador governamental da OMS, contribuindo com cerca de 18% de seu financiamento total. A OMS já tomou, separadamente, algumas medidas de corte de custos após a decisão dos EUA.

No entanto, alguns representantes da diretoria também queriam enviar uma mensagem de que a OMS preservaria sua direção estratégica apesar dos desafios, acrescenta o documento.

O valor de 4,9 bilhões de dólares é praticamente o mesmo do orçamento do programa básico para o período anterior, 2024-2025.

 

(Por Jennifer Rigby)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma juíza negra de cabelos grisalhos, vestindo toga preta, sentada em frente a um martelo de juiz, simbolizando justiça e autoridade legal. consciência negra

Direito, Consciência Negra e Nova Linguagem

Por Paulo Scott, autor de Direito constitucional antirracista                   Certa vez, em visita ao gabinete do juiz Teori Zavascki, que foi meu colega de mestrado na Universidade do Rio Grande do Sul e, alguns anos depois, viria a se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal, perguntei sobre o que ele pensava da

Imagem de um telefone inteligente com o aplicativo Instagram aberto na tela, com destaque para o ícone colorido da rede social.

Meta vence processo antitruste sobre aquisições do Instagram e WhatsApp

Por Jody Godoy e Mike Scarcella (Reuters) – A Meta, empresa controladora do Facebook, derrotou uma tentativa dos EUA de anular suas aquisições do Instagram e do WhatsApp nesta terça-feira, quando um juiz federal decidiu que a empresa não detém o monopólio da mídia social. A decisão dá à Big

Foto da Câmara dos Deputados do Brasil, com plenário cheio de deputados e painel eletrônicos visíveis, durante sessão legislativa

Senado aprova projeto que limita compensações tributárias

Por Bernardo Caram BRASÍLIA (Reuters) – O Senado aprovou nesta terça-feira projeto de lei que restringe compensações tributárias e limita despesas federais com compensação financeira entre regimes de previdência, iniciativas que haviam sido derrubadas pelo Congresso Nacional quando a Medida Provisória 1303 perdeu validade sem votação. O projeto, aprovado em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.