thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meta enfrenta proibição da UE sobre publicidade direcionada

Meta enfrenta proibição da UE sobre publicidade direcionada

Por Gwladys Fouche

OSLO (Reuters) – O órgão regulador de dados europeu anunciou nesta quarta-feira que concordou em estender uma proibição imposta pela Noruega, que não é membro da União Europeia, sobre “publicidade comportamental” no Facebook e no Instagram para abranger todos os 30 países da UE e do Espaço Econômico Europeu.

O veto a esse tipo de publicidade, que tem como alvo os usuários por meio da coleta de seus dados, é um revés para a Meta, controladora das duas redes sociais, que se opõe aos esforços para restringir a prática.

A Meta corre o risco de ser multada em até 4% de seu faturamento global, informou o órgão regulador de dados norueguês.

A decisão do Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) é uma instrução para que o órgão regulador de dados da Irlanda, onde está localizada a sede europeia da Meta, imponha uma proibição permanente do uso de publicidade comportamental pela empresa dentro de duas semanas, disse o EDPB em um comunicado à Reuters.

“Em 27 de outubro, o EDPB adotou uma decisão urgente e vinculante (…) para impor a proibição do processamento de dados pessoais para publicidade comportamental nas bases legais de contrato e interesse legítimo em todo o Espaço Econômico Europeu”, disse.

A Meta afirmou nesta quarta-feira que já havia dito que daria aos usuários da UE e do Espaço Econômico Europeu a oportunidade de consentir e que ofereceria, em novembro, um modelo de assinatura para cumprir as exigências regulatórias.

“Os membros do EDPB estão cientes desse plano há semanas e já estávamos totalmente engajados com eles para chegar a um resultado satisfatório para todas as partes”, disse um porta-voz da empresa.

Desde 7 de agosto, a Meta está sujeita a multas diárias na Noruega de 1 milhão de coroas (90 mil dólares) por violar a privacidade dos usuários ao usar seus dados, como localizações ou comportamento de navegação, para publicidade, um modelo de negócios comum às grandes empresas de tecnologia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Homem e mulher brindando com taças de champagne em ambiente sofisticado, ideal para celebrar eventos especiais ou encontros sociais.

Eventos de Dezembro de 2025

A Editora Revista dos Tribunais estará presente nos principais eventos jurídicos do Brasil em dezembro, confirma as datas! Por que vale a pena participar? Ao visitar nossos estandes, você poderá: Conferir em primeira mão os lançamentos mais recentes da Editora; Dialogar com autores renomados e especialistas do Direito; Adquirir obras

Planta de soja murcha em campo agrícola sob céu parcialmente nublado, destacando-se na colheita e produção de soja no Brasil.

Semeadura de soja no Brasil está próxima do fim, diz Pátria

Por Ana Mano SÃO PAULO, 6 Dez (Reuters) – Os produtores brasileiros de soja quase terminaram o plantio da safra 2025/26, com cerca de 91% dos campos semeados no maior produtor e exportador do mundo, informou a consultoria Pátria Agronegócios em um comunicado neste sábado. Nessa mesma época da temporada

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.