thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercosul autoriza ampliação de exceções à tarifa externa comum do bloco

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) – Os quatro países do Mercosul poderão ampliar a lista de exceções à tarifa externa comum (TEC) do bloco em até 50 códigos tarifários, de acordo com uma decisão tomada nesta sexta-feira durante reunião de chanceleres do bloco, em Buenos Aires.

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, a decisão foi tomada devido aos “desafios do contexto internacional”, em meio à instabilidade geopolítica causada pela nova onda de tarifas comerciais implementada pelos Estados Unidos.

De acordo com uma fonte ouvida pela Reuters, a ampliação das exceções foi pedida pela Argentina mas houve concordância dos demais países, já que todos os membros do bloco foram atingidos pelas tarifas norte-americanas e estão em processo de negociação.

A alteração permitirá que os países aumentem ou diminuam as tarifas praticadas para até 50 novos produtos, de acordo com o interesse local. Isso permitirá, por exemplo, a adoção de novas taxas, no caso da opção por uma reciprocidade, ou a redução, no caso de uma negociação com os norte-americanos que envolva a retirada de tarifas.

Atualmente, o Brasil tem direito a 100 exceções à TEC, assim como a Argentina. Já o Uruguai e o Paraguai, economias menores, têm um número bem maior, em torno de 400. Mas a ampliação será igual para todos, de 50 produtos.

A partir da decisão, cada país irá decidir quantas exceções usará e quais produtos devem ser incluídos. No caso do Brasil, a decisão passará pela aprovação da Câmara de Comércio Exterior (Camex).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.