thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mercado passa a ver Selic de 9,25% em 2024 e ajusta estimativas de inflação

Mercado passa a ver Selic de 9,25% em 2024 e ajusta estimativas de inflação

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – Economistas consultados pelo Banco Central passaram a calcular a taxa Selic em 9,25% ao final de 2024, contra 9,00% estimados anteriormente, ao mesmo tempo que ajustaram marginalmente seus prognósticos de inflação para este ano e para o próximo.

De acordo com a mais recente pesquisa semanal Focus, publicada nesta segunda-feira pelo BC, o mercado vê agora alta de 4,63% dos preços ao consumidor brasileiro em 2023, contra taxa de 4,65% estimada no boletim anterior.

O ajuste veio após dados da semana passada mostrarem que o IPCA-15, considerado prévia da inflação oficial, desacelerou ligeiramente a alta em outubro, com nova deflação dos alimentos.

Para o ano que vem, o Focus passou a prever inflação de 3,90%, frente a 3,87% na semana passada.

O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024, 2025 e 2026 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Para este ano, a taxa básica de juros Selic continuou sendo calculada em 11,75%.

Já em relação à atividade, os economistas reduziram a expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano a 2,89%, ante 2,90% anteriormente, mas a perspectiva para 2024 permaneceu em 1,50% pela sexta semana consecutiva.

 

(Por Luana Maria Benedito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dois homens em pé, falando em uma coletiva de imprensa na União Europeia, com um fundo azul com o logo da UE e referências às instituições europeias.

UE estabelece meta climática menos ambiciosa em acordo de última hora para COP30

BRUXELAS (Reuters) – Os ministros responsáveis pelas questões climáticas da UE chegaram a um acordo sobre a meta para as mudanças climáticas para 2040 na madrugada desta quarta-feira, após diluírem o objetivo em negociações de última hora, enquanto corriam para fechar o acordo antes da cúpula COP30 da ONU no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.