thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Voltaremos a discutir medidas fiscais em “dois ou três meses” se necessário, diz Haddad

Voltaremos a discutir medidas fiscais em "dois ou três meses" se necessário,

Por Victor Borges

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que a área econômica do governo voltará a discutir medidas fiscais se concluir que é necessário em “dois ou três meses”.

“Se dali a dois ou três meses, nós identificarmos riscos para essa trajetória, nós vamos ter que voltar para a mesa para verificar quais ajustes terão que ser feitos para manter essa trajetória”, disse o ministro em entrevista à Rede Record ao ser questionado se o governo cortou todos os gastos que conseguiria ou se os cortes ainda podem ser revisados no futuro.

O mercado aguardou com ansiedade o anúncio do pacote de controle de gastos desde antes das eleições municipais em outubro e as expectativas sobre o conteúdo das medidas têm afetado os ativos brasileiros nas últimas semanas.

Desde que o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirmou notícias da mídia de que a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil reais mensais estava em discussão no governo, o dólar engatou uma série de recordes históricos e o Ibovespa registrou sua pior semana desde setembro nesta sexta-feira.

Questionado se ter anunciado o aumento da faixa de isenção do IR junto com as propostas fiscais foi responsável pelo estresse do mercado, Haddad lamentou o vazamento das medidas antes do momento certo, o que, segundo ele, provocou leituras equivocadas que misturara os dois temas.

O ministro frisou que casos de estresse no mercado como esse são causados por ruídos, que dependem de esclarecimentos ao longo do tempo e não são desfeitos de forma instantânea. “Por que o dólar recuou hoje? Em função das explicações que foram dadas”, afirmou, referindo-se a um momento de recuo das cotações.

Haddad destacou indicadores positivos, como o atual ritmo de crescimento econômico e o baixo índice de desemprego, mas reconheceu que a inflação está “saindo um pouquinho do trilho” e apontou as pressões inflacionárias sobre os preços dos alimentos, principalmente as carnes, como ponto de preocupação do governo.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu mais do que o esperado em novembro uma vez que o aumento dos preços de alimentos compensou a moderação nos custos da energia elétrica. O IPCA subiu 0,62% em novembro, de uma alta de 0,54% em outubro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O aumento dos preços da alimentação no domicílio acelerou de 0,95% para 1,65% em novembro, sob peso de óleo de soja (8,38%), tomate (8,15%) e carnes (7,54%).

 

(Por Victor Borges)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Análise de notas de dinheiro brasileiro com uma lupa na bandeira do Brasil ao fundo, destacando a segurança e autenticidade da moeda nacional.

Reforma da Previdência – Principais Benefícios e Atualizações

A Emenda Constitucional nº 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, atualizou e modernizou as regras dos benefícios previdenciários, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do sistema. A seguir, confira a definição dos benefícios previdenciários e as principais mudanças introduzidas pela Reforma:   Benefício Definição Antes da EC 103/2019 Após

Imagem de um smartphone mostrando o ícone do WhatsApp na tela, com foco no dedo tocando o aplicativo, representando uso de mensagens instantâneas.

UE lança investigação antitruste contra Meta sobre uso de IA no WhatsApp

Por Foo Yun Chee e Mrinmay Dey e Rishabh Jaiswal BRUXELAS, 4 Dez (Reuters) – Bruxelas abriu uma investigação antitruste contra a Meta por causa do lançamento de recursos de inteligência artificial no WhatsApp, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, no momento em que o uso de IA generativa pelas

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília com a bandeira do Brasil ao vento, capturada ao pôr do sol, destacando a importância do símbolo nacional.

CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares

SÃO PAULO, 4 Dez (Reuters) – A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares, e o texto seguirá agora para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.