REVISTA DOS TRIBUNAIS

thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Por Simon Lewis

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o principal diplomata dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta quarta-feira, em meio a uma crise diplomática depois que Lula comparou a guerra de Israel em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Em breves comentários diante dos repórteres durante o encontro no Palácio do Planalto, Lula comentou que as eleições presidenciais norte-americanas de novembro estão chegando.

Blinken respondeu que a política em seu país está “muito polarizada” e que a eleição se resumirá a seis ou sete Estados, incluindo Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Nevada.

“Há cada vez menos eleitores indecisos”, disse Blinken. “Há uma batalha por um segmento muito pequeno do eleitorado.”

Autoridades norte-americanas disseram esperar que Lula e Blinken tenham uma conversa sólida sobre questões de segurança global, incluindo o conflito em Gaza, desencadeado por ataques ao sul de Israel por militantes do Hamas em 7 de outubro.

Israel disse na segunda-feira que Lula não é bem-vindo em Israel até que recue nos comentários.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou na terça-feira que Washington discorda dos comentários de Lula, mas se recusou a prever o que Blinken diria na reunião sobre o assunto.

Os comentários de Lula foram feitos após sua visita ao Oriente Médio na semana passada e pouco antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, como parte da presidência brasileira do G20.

Washington, que fornece a Israel apoio militar e diplomático, pede a Israel que proteja os civis, mas defende o direito de Israel de atacar os militantes do Hamas na Faixa de Gaza.

Antes da viagem de Blinken à América do Sul, o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols, disse aos repórteres que o compartilhamento de ideias sobre o conflito em Gaza seria “crucial para a conversa” entre Lula e Blinken.

Os dois também discutirão os esforços para promover a democracia na Venezuela, uma parceria entre os EUA e o Brasil sobre os direitos dos trabalhadores e a cooperação na transição para a energia limpa, disse Nichols.

 

Mais lidas

Post Relacionado

lançamentos de julho

Lançamentos de Julho

As novidades do universo jurídico chegam com uma coleção de lançamentos de julho imperdíveis para os profissionais do Direito, trazendo obras que abordam desde os