thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Lula se reúne com Blinken após comentários sobre Gaza que irritaram Israel

Por Simon Lewis

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o principal diplomata dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta quarta-feira, em meio a uma crise diplomática depois que Lula comparou a guerra de Israel em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Em breves comentários diante dos repórteres durante o encontro no Palácio do Planalto, Lula comentou que as eleições presidenciais norte-americanas de novembro estão chegando.

Blinken respondeu que a política em seu país está “muito polarizada” e que a eleição se resumirá a seis ou sete Estados, incluindo Pensilvânia, Michigan, Wisconsin e Nevada.

“Há cada vez menos eleitores indecisos”, disse Blinken. “Há uma batalha por um segmento muito pequeno do eleitorado.”

Autoridades norte-americanas disseram esperar que Lula e Blinken tenham uma conversa sólida sobre questões de segurança global, incluindo o conflito em Gaza, desencadeado por ataques ao sul de Israel por militantes do Hamas em 7 de outubro.

Israel disse na segunda-feira que Lula não é bem-vindo em Israel até que recue nos comentários.

O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, afirmou na terça-feira que Washington discorda dos comentários de Lula, mas se recusou a prever o que Blinken diria na reunião sobre o assunto.

Os comentários de Lula foram feitos após sua visita ao Oriente Médio na semana passada e pouco antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, como parte da presidência brasileira do G20.

Washington, que fornece a Israel apoio militar e diplomático, pede a Israel que proteja os civis, mas defende o direito de Israel de atacar os militantes do Hamas na Faixa de Gaza.

Antes da viagem de Blinken à América do Sul, o secretário de Estado Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos EUA, Brian Nichols, disse aos repórteres que o compartilhamento de ideias sobre o conflito em Gaza seria “crucial para a conversa” entre Lula e Blinken.

Os dois também discutirão os esforços para promover a democracia na Venezuela, uma parceria entre os EUA e o Brasil sobre os direitos dos trabalhadores e a cooperação na transição para a energia limpa, disse Nichols.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Análise de notas de dinheiro brasileiro com uma lupa na bandeira do Brasil ao fundo, destacando a segurança e autenticidade da moeda nacional.

Reforma da Previdência – Principais Benefícios e Atualizações

A Emenda Constitucional nº 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência, atualizou e modernizou as regras dos benefícios previdenciários, com o objetivo de garantir a sustentabilidade do sistema. A seguir, confira a definição dos benefícios previdenciários e as principais mudanças introduzidas pela Reforma:   Benefício Definição Antes da EC 103/2019 Após

Imagem de um smartphone mostrando o ícone do WhatsApp na tela, com foco no dedo tocando o aplicativo, representando uso de mensagens instantâneas.

UE lança investigação antitruste contra Meta sobre uso de IA no WhatsApp

Por Foo Yun Chee e Mrinmay Dey e Rishabh Jaiswal BRUXELAS, 4 Dez (Reuters) – Bruxelas abriu uma investigação antitruste contra a Meta por causa do lançamento de recursos de inteligência artificial no WhatsApp, informou a Comissão Europeia nesta quinta-feira, no momento em que o uso de IA generativa pelas

Vista aérea do Congresso Nacional em Brasília com a bandeira do Brasil ao vento, capturada ao pôr do sol, destacando a importância do símbolo nacional.

CMO aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares

SÃO PAULO, 4 Dez (Reuters) – A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou na quarta-feira a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares, e o texto seguirá agora para votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, de

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.