thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Lula diz querer pessoa gabaritada para vaga no STF, não amigo

Imagem de dois homens de terno em um evento formal, sorrindo e trocando um aperto de mãos, demonstrando cordialidade em ambiente sofisticado.

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que quer indicar uma pessoa “gabaritada” para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, e negou pretender colocar “um amigo” no tribunal.

Em entrevista coletiva em Roma, onde se reuniu com o papa Leão 14 e participou de eventos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Lula disse que não sabe ainda se indicará um homem ou uma mulher para a vaga, e disse que tomará uma decisão depois de conversar com pessoas ao retornar ao Brasil.

“Eu quero uma pessoa — não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco — que seja gabaritada para ser ministra da Suprema Corte. Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição brasileira”, disse Lula.

“Quando eu chegar no Brasil eu vou conversar com muita gente no meu governo e vou tomar uma decisão e anunciar quem é que eu vou mandar para ser sabatinado pelo Senado”, afirmou.

A pessoa a ser indicada por Lula para substituir Barroso terá de passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado no colegiado e posteriormente pelo plenário da Casa.

Será a terceira indicação ao STF de Lula neste terceiro mandato dele na Presidência, após ele apontar os ministros Flávio Dino, que atuou como ministro da Justiça em sua gestão, e Cristiano Zanin, que foi advogado pessoal de Lula e o defendeu nos processos relacionados à operação Lava Jato.

 

(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Pessoa recebendo aplicação de vacina no braço, simbolizando a importância da vacinação contra doenças.

Casos de sarampo caem 71% em 24 anos por melhoria da cobertura vacinal, diz OMS

Por Mariam Sunny (Reuters) – Os casos globais de sarampo caíram 71%, para 11 milhões, no período de 2000 a 2024, impulsionados pela melhoria da cobertura de vacinação, informou a Organização Mundial da Saúde em um relatório na sexta-feira. A vacinação contra o sarampo evitou quase 59 milhões de mortes

Vista aérea do centro de Houston com prédios altos e área verde nas proximidades, sob um céu parcialmente nublado, evidenciando a arquitetura moderna da cidade.

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 78,6% do PIB em outubro, mostra BC

SÃO PAULO (Reuters) -A dívida bruta do Brasil registrou alta em outubro, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou superávit primário abaixo do esperado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central. A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou outubro em 78,6%, contra 78,1%

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.