REVISTA DOS TRIBUNAIS

  • Home
  • Notícias
  • Em mensagem ao Congresso, Lula aposta na redução da inflação em 2025 e 2026

Em mensagem ao Congresso, Lula aposta na redução da inflação em 2025 e 2026

Em mensagem ao Congresso, Lula aposta na redução da inflação em 2025 e 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veste um terno e um chapéu; ele gesticula enquanto fala, mostrando seu estilo descontraído em eventos públicos.

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em mensagem presidencial encaminhada ao Congresso Nacional nesta segunda-feira, que o governo não irá se afastar do compromisso de “robustez fiscal” e estimou que a inflação cederá neste ano e no próximo.

“Em 2025, a redução da inflação deverá continuar, amparada pelo desempenho mais positivo esperado para a safra de grãos, as tarifas de energia elétrica e os combustíveis”, diz mensagem presidencial lida nesta segunda-feira em cerimônia de abertura dos trabalhos do Legislativo.

“O aumento no diferencial de juros do Brasil com outras economias deve auxiliar na dinâmica cambial, também contribuindo positivamente para desaceleração dos preços”, sustenta o documento, levado ao Parlamento pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

O governo calcula, na mensagem, que até meados de 2026 a inflação chegue perto do centro da meta de 3%.

O IPCA fechou 2024 com alta de 4,83%, bem acima da meta do BC de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. Economistas consultados pelo BC estimam que o índice vai acelerar a 5,51% este ano, recuando para 4,28% em 2026, segundo o mais recente relatório Focus.

Sobre as contas públicas e seu esforço para equilibrá-las, Lula afirma na mensagem que “a revisão de gastos é um instrumento moderno de condução fiscal e trará mais frutos em 2025, como parte da estratégia, da qual o governo não desviará, de construção estrutural de robustez fiscal”.

“Em 2025, continuaremos a pautar nossa gestão pelo compromisso com o equilíbrio fiscal. Isso está expresso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assim como no conjunto de medidas fiscais enviadas em novembro de 2024 ao Congresso Nacional, que permitirão economizar 70 bilhões de reais em 2025 e 2026”, diz a mensagem.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Vista detalhada da fachada da Stock Exchange, destacando esculturas clássicas e o nome em letras douradas, simbolizando a riqueza e o comércio.

Futuros recuam em meio a conflitos comerciais entre EUA e China

(Reuters) – Os futuros dos principais índices de Wall Street tinham leve baixa nesta terça-feira, com os investidores se afastando de ativos de risco depois que a China implementou tarifas de importação retaliatórias contra os Estados Unidos. Minutos depois que a tarifa de 10% imposta pelo presidente dos EUA, Donald

Imagem representativa da marca Deepseek, com um teclado iluminado em azul e mãos estilizadas sobre as teclas, simbolizando interatividade tecnológica.

Austrália proíbe DeepSeek em dispositivos do governo, alega preocupações com segurança

SYDNEY (Reuters) – A Austrália baniu o DeepSeek de todos os dispositivos do governo devido a preocupações de que a startup chinesa de inteligência artificial representa riscos de segurança, informou o governo australiano nesta terça-feira. O secretário do Departamento de Assuntos Internos emitiu uma orientação obrigatória para que todas as

Donald Trump em uma coletiva de imprensa expressando suas opiniões com gestos enérgicos. Ele está vestido com um paletó escuro e uma gravata vermelha, destacando-se em um fundo institucional.

Trump mira órgão de direitos humanos da ONU e agência de assistência palestina

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve interromper nesta terça-feira o envolvimento dos EUA com o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas e manter a suspensão do financiamento da agência de assistência palestina da ONU, UNRWA, disse uma autoridade da Casa Branca na segunda-feira. A

Imagem de um smartphone exibindo o logotipo da Deepsk, enquanto ao fundo aparece a frase 'Inteligência Artificial (IA)'.

Enviado da China à ONU diz que EUA e China devem trabalhar juntos em IA

(Reuters) – Os Estados Unidos e a China devem cooperar nas áreas de inteligência artificial e tecnologia, disse nesta segunda-feira o embaixador da China na ONU, Fu Cong, acrescentando que uma fragmentação aumentaria o risco e reduziria os benefícios. “Veja a Huawei. Veja o Tiktok, agora o DeepSeek. Quantos mais