thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Kremlin diz que não há “nada” para Rússia em plano de cessar-fogo dos EUA na Ucrânia

Vladimir Putin em uniforme militar, caminhando no interior de um edifício. A imagem retrata uma atmosfera séria e focada.

Por Guy Faulconbridge e Andrew Osborn

MOSCOU (Reuters) – O principal assessor de política externa do presidente russo Vladimir Putin disse nesta quinta-feira que afirmou a Washington que um cessar-fogo de 30 dias proposto pelos Estados Unidos para interromper a guerra na Ucrânia daria simplesmente um respiro às forças de Kiev.

Os avanços da Rússia ao longo da frente de batalha nos últimos meses e a tentativa do presidente dos EUA, Donald Trump, de fechar um acordo de paz para pôr fim ao conflito de três anos na Ucrânia aumentaram os temores de que Kiev, apoiada pelo Ocidente, poderia perder a guerra.

O enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, chegou a Moscou na quinta-feira para se encontrar com Putin. Autoridades russas disseram que o assessor de segurança nacional dos EUA, Mike Waltz, forneceu detalhes sobre a ideia de cessar-fogo na quarta-feira e que a Rússia estava pronta para discutí-la.

Trump declarou na Casa Branca na quarta-feira que espera que o Kremlin concorde com a proposta dos EUA de um cessar-fogo de 30 dias que a Ucrânia disse que apoiaria.

Yuri Ushakov, ex-embaixador em Washington que fala em nome de Putin sobre as principais questões de política externa, disse à mídia russa que havia conversado com Waltz na quarta-feira para delinear a posição da Rússia sobre o cessar-fogo.

“Declarei nossa posição de que isso nada mais é do que um alívio temporário para os militares ucranianos, nada mais”, disse Ushakov.

“Não nos dá nada. Só dá aos ucranianos uma oportunidade de se reagrupar, ganhar força e continuar a mesma coisa”, ele acrescentou mais tarde.

Ushakov disse que o objetivo de Moscou é “um acordo pacífico de longo prazo que leve em conta os interesses legítimos do nosso país e nossas preocupações bem conhecidas”.

“Parece-me que ninguém precisa de quaisquer passos que (meramente) imitem ações pacíficas nesta situação”, afirmou.

Ushakov disse que Putin vai falar com a mídia mais tarde na quinta-feira e delinear a posição da Rússia com mais detalhes.

Questionado sobre uma notícia da Reuters de que a Rússia teria apresentado aos EUA uma lista de exigências para um acordo que ponha fim à sua guerra contra a Ucrânia e restabeleça as relações com Washington, Ushakov disse que a Casa Branca conhece a posição de Moscou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo com arquitetura moderna, céu nublado ao fundo e bandeiras na frente.

Parlamento da UE aprova acordo para enfraquecer leis de sustentabilidade corporativa

BRUXELAS, 16 Dez (Reuters) – O Parlamento Europeu deu sua aprovação formal nesta terça-feira para reduzir as leis de sustentabilidade corporativa da UE, eliminando um dos obstáculos legais finais antes que as mudanças possam se tornar lei. O Parlamento Europeu votou para aprovar as mudanças, com 428 parlamentares a favor,

Imagem do plenário do Congresso Nacional do Brasil, com deputados e senadores discutindo e trabalhando durante sessão, com telas exibindo dados oficiais ao fundo.

Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária

16 Dez (Reuters) – A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira o texto-base do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, com regras sobre a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Segundo a Agência Câmara

Protesto na Praça do Trocadero em frente à Torre Eiffel, em Paris, com manifestantes segurando bandeiras e cartazes, incluindo um com a mensagem "Stop Mergosur".

Parlamentares da UE buscam aumentar controles sobre importações agrícolas do Mercosul

Por Philip Blenkinsop ESTRASBURGO, 16 Dez (Reuters) – Os parlamentares da União Europeia defenderam nesta terça-feira controles mais rígidos sobre as importações de produtos agrícolas resultantes de um possível acordo comercial com o bloco sul-americano Mercosul, potencialmente atendendo às reclamações dos críticos do acordo. A votação ocorre um dia depois

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.