thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em julgamento que afeta Bolsonaro, STF forma maioria para ampliar foro privilegiado

Bolsonaro em fundo branco

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formaram maioria para ampliar as hipóteses em que se mantém o foro privilegiado de autoridades, em um julgamento que afeta diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas o ministro André Mendonça pediu vistas e adiou a conclusão do caso.

Até o momento, seis dos 11 ministros votaram a favor da manutenção da prerrogativa de foro, nos casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, após a saída da função.

Mendonça, que foi indicado ao STF por Bolsonaro, pediu vistas para uma melhor análise dos autos.

Atualmente, de maneira geral, autoridades que deixam o cargo perdem essa prerrogativa e podem acabar sendo investigadas por instâncias inferiores da Justiça.

Durante o julgamento virtual, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, deu o sexto voto e concordou com a linha do voto do relator, o decano Gilmar Mendes, de que o envio do caso a instâncias inferiores quando o mandato da autoridade se encerra traz prejuízos.

“Esse ‘sobe-e-desce’ processual produzia evidente prejuízo para o encerramento das investigações, afetando a eficácia e a credibilidade do sistema penal. Alimentava, ademais, a tentação permanente de manipulação da jurisdição pelos réus”, destacou Barroso.

A análise do caso repercute nas investigações a que Bolsonaro responde perante o Supremo. A defesa do ex-presidente já questionou em ocasiões anteriores o fato de ele não ter mais foro por prerrogativa de função desde quando deixou a Presidência, no final de 2022, mas continua sendo alvos de investigações do tribunal.

Os pedidos, contudo, foram rejeitados pelo tribunal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem aérea de um rio sinuoso cortando uma densa floresta verde, com ondulações na água e árvores altas ao redor, capturada em uma ensolarada manhã de primavera. Embargo ambiental

Natureza Jurídica e Efeitos do Embargo Ambiental no Direito Brasileiro

O embargo ambiental é um dos instrumentos mais relevantes do Direito Ambiental brasileiro, especialmente no contexto das atividades rurais. Sua aplicação, fundamentos e consequências têm sido objeto de debates intensos, tanto na doutrina quanto na jurisprudência, refletindo a busca por equilíbrio entre proteção ambiental, responsabilidade ambiental e desenvolvimento econômico. Neste

Notas de real e dólar em imagem de ilustração 18 de dezembro de 2024 REUTERS/Amanda Perobelli

Dólar cai ante o real com mercado à espera de discurso de Trump

SÃO PAULO, 21 Jan (Reuters) – O dólar oscila em baixa ante o real nesta manhã de quarta-feira, com os investidores à espera de discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, para medir a temperatura da crise envolvendo a Groenlândia. No Brasil, o

OpenAI busca aumentar uso global da IA na vida cotidiana

San Francisco, 21 Jan – A OpenAI está ampliando seus esforços para convencer governos globais a construir mais centros de dados e incentivar um maior uso da inteligência artificial em áreas como educação, saúde e preparação para desastres. A iniciativa, chamada OpenAI for Countries, ampliará o alcance de seus produtos

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.