RIO DE JANEIRO (Reuters) – A ISA Cteep prevê investir mais de 15 bilhões de reais em transmissão de energia elétrica até 2028, com projetos tanto para a construção de novas linhas e subestações quanto para reforços e melhorias em seus ativos existentes.
Em reunião com investidores nesta terça-feira, o CEO da companhia, Rui Chammas, afirmou que a estratégia de crescimento passa pela participação da transmissora nos leilões do segmento e pela realização de obras adicionais em contratos que já integram a sua carteira.
A ISA Cteep foi a principal vencedora do último certame realizado pelo governo, tendo arrematado dois projetos na disputa de junho e conquistado um terceiro após a inabilitação do consórcio vencedor.
Com isso, a empresa soma hoje sete empreendimentos de transmissão em execução, com cerca de 10,6 bilhões de reais em investimentos previstos até 2028. Outros 5 bilhões de reais deverão ser executados nesse período em reforços e melhorias em linhas e subestações já operacionais, em obras já aprovadas pela agência reguladora Aneel.
Mesmo com o forte fluxo de investimentos previstos para os próximos anos, a companhia vai manter sua atual política de distribuição de dividendos, que prevê pagamento aos acionistas de 75% do resultado líquido regulatório, destacou a diretora financeira, Carisa Portela.
Ainda na reunião, o presidente da ISA Cteep afirmou que a companhia não tem planos para descruzamento de participações nas concessões que detém em conjunto com Eletrobras e Taesa.
(Por Letícia Fucuchima)