REVISTA DOS TRIBUNAIS

Índice mundial de preços de alimentos fecha 2023 com queda de cerca de 10% ante 2022

Índice mundial de preços de alimentos fecha 2023 com queda de cerca de 10% ante 2022

Índice mundial de preços de alimentos fecha 2023 com queda de cerca de 10% ante 2022

Por Maytaal Angel

LONDRES (Reuters) – O índice mundial de preços calculado pela agência de alimentos das Nações Unidas encerrou o ano passado cerca de 10% abaixo de 2022, com valores em dezembro também abaixo do mês anterior, ajudando a aliviar ainda mais as preocupações com a inflação global dos alimentos.

O índice de preços da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que acompanha as commodities alimentícias mais comercializadas globalmente, alcançou uma média de 118,5 pontos em dezembro, uma queda de 1,5% em relação a novembro e 10,1% abaixo dos níveis de dezembro de 2022.

Para 2023 como um todo, o índice ficou em média 13,7% abaixo dos níveis do ano anterior, com apenas os preços do açúcar mais altos durante o período. No entanto, em dezembro, o índice de preços do açúcar da FAO caiu 16,6% em relação a novembro.

Esse desempenho foi “impulsionado principalmente pelo forte ritmo de produção no Brasil, juntamente com a redução do uso da cana-de-açúcar para a produção de etanol na Índia”, disse a agência da ONU em um comunicado.

O índice de preços de cereais da FAO aumentou 1,5% em dezembro em relação a novembro, já que os preços do trigo, do milho, do arroz e da cevada subiram em meio a embarques prejudicados dos principais países exportadores.

Porém, no ano todo, os preços dos cereais ficaram 15,4% abaixo da média de 2022, já que os mercados estão bem abastecidos, com exceção do arroz.

As maiores quedas de preços ocorreram nos óleos vegetais, com o índice de preços caindo 1,4% em dezembro ante novembro, e uma queda substancial de 32,7% no ano como um todo.

O índice de preços de carnes da FAO caiu 1,0% em dezembro em relação a novembro e 1,8% frente ao ano anterior, enquanto o índice de preços de laticínios de dezembro subiu 1,6% em relação ao mês anterior, mas caiu 16,1% contra o ano anterior.

(Reportagem de Maytaal Angel)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Dólar abre com leve alta enquanto investidores analisam dados do IPCA

Dólar abre com leve alta enquanto investidores analisam dados do IPCA

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar tinha leve alta frente ao real nas primeiras negociações desta quarta-feira, ampliando os ganhos da véspera, à medida que investidores analisavam dados do IPCA de setembro e aguardavam números de inflação dos Estados Unidos, em busca de sinais sobre a trajetória de juros do

Fitch diz que descarbonização da economia global está progredindo de forma muito lenta

Fitch diz que descarbonização da economia global está progredindo de forma muito lenta

LONDRES (Reuters) – A descarbonização da economia global está progredindo muito lentamente e, embora melhorias tenham ocorrido entre economias desenvolvidas, os países emergentes não têm conseguido reduzir suas emissões de carbono, alertou a agência de classificação de risco Fitch Ratings em um relatório publicado nesta quarta-feira. As emissões globais de

IPCA sobe 0,44% em setembro, diz IBGE

IPCA sobe 0,44% em setembro, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,44 por cento em setembro, após baixa de 0,02 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. No acumulado de 12 meses até setembro, o IPCA teve alta de 4,42 por cento,