thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Índia suspende novos vistos para canadenses e pede a Ottawa redução de presença diplomática

Índia suspende novos vistos para canadenses e pede a Ottawa redução de presença diplomática

Por Krishn Kaushik e Rupam Jain e YP Rajesh

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Índia suspendeu na quinta-feira novos vistos para canadenses e pediu a Ottawa que reduza sua presença diplomática no país, aumentando drasticamente uma disputa desencadeada pelas acusações do primeiro-ministro Justin Trudeau ligando Nova Délhi ao assassinato de um separatista sikh.

A Índia está disposta a examinar informações específicas relacionadas às acusações, disse seu Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que o Canadá não compartilhou nada até o momento.

A suspensão total de novos vistos pela Índia para um país ocidental é inédita e marca o ponto mais baixo das relações entre a Índia e o Canadá.

O anúncio foi feito horas depois que a alta comissão do Canadá na Índia disse que iria “ajustar” temporariamente a presença de funcionários no país depois que alguns diplomatas receberam ameaças em plataformas de mídia social. A missão não especificou a natureza das ameaças, e a Índia disse que forneceria “toda a segurança e todo o apoio” aos diplomatas estrangeiros.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Arindam Bagchi, disse que a Índia suspendeu a emissão de novos vistos para cidadãos canadenses devido a “ameaças à segurança” de seus funcionários em consulados no Canadá.

A Índia não deu detalhes sobre a natureza dessas ameaças à segurança, e o ministro da Segurança Pública do Canadá, Dominic LeBlanc, disse em resposta que o Canadá é um país seguro.

“Assim, nossos altos comissariados e consulados estão temporariamente impossibilitados de processar pedidos de visto”, disse ele aos repórteres em uma reunião semanal na quinta-feira, acrescentando que a situação de segurança seria analisada regularmente.

O Canadá é a quarta maior fonte de turistas estrangeiros, com 350.000 visitantes em 2019, um número que caiu após a pandemia da Covid-19, de acordo com dados do governo indiano.

As tensões sem precedentes aumentaram na segunda-feira depois que Trudeau disse que Ottawa estava investigando “alegações confiáveis” sobre o possível envolvimento de agentes do governo indiano no assassinato de Hardeep Singh Nijjar em junho na Colúmbia Britânica.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi negou qualquer ligação com o suposto assassinato.

Até o momento, as autoridades canadenses se recusaram a dizer por que acreditam que a Índia poderia estar ligada ao assassinato de Nijjar.

Os dois países, cujas relações têm se desgastado nos últimos anos por causa da questão dos separatistas sikhs, desde então anunciaram expulsões de diplomatas seniores e emitiram alertas de viagem.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma juíza negra de cabelos grisalhos, vestindo toga preta, sentada em frente a um martelo de juiz, simbolizando justiça e autoridade legal. consciência negra

Direito, Consciência Negra e Nova Linguagem

Por Paulo Scott, autor de Direito constitucional antirracista                   Certa vez, em visita ao gabinete do juiz Teori Zavascki, que foi meu colega de mestrado na Universidade do Rio Grande do Sul e, alguns anos depois, viria a se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal, perguntei sobre o que ele pensava da

Imagem de um telefone inteligente com o aplicativo Instagram aberto na tela, com destaque para o ícone colorido da rede social.

Meta vence processo antitruste sobre aquisições do Instagram e WhatsApp

Por Jody Godoy e Mike Scarcella (Reuters) – A Meta, empresa controladora do Facebook, derrotou uma tentativa dos EUA de anular suas aquisições do Instagram e do WhatsApp nesta terça-feira, quando um juiz federal decidiu que a empresa não detém o monopólio da mídia social. A decisão dá à Big

Foto da Câmara dos Deputados do Brasil, com plenário cheio de deputados e painel eletrônicos visíveis, durante sessão legislativa

Senado aprova projeto que limita compensações tributárias

Por Bernardo Caram BRASÍLIA (Reuters) – O Senado aprovou nesta terça-feira projeto de lei que restringe compensações tributárias e limita despesas federais com compensação financeira entre regimes de previdência, iniciativas que haviam sido derrubadas pelo Congresso Nacional quando a Medida Provisória 1303 perdeu validade sem votação. O projeto, aprovado em

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.