22 Jan (Reuters) – O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversaram por 45 minutos nesta quinta-feira por telefone, quando trataram da visita de Estado do brasileiro à Nova Délhi em fevereiro e da parceria entre os dois países, informou o Palácio do Planalto em nota.
“Os dois líderes coincidiram em priorizar temas relativos à cooperação nas áreas de defesa, comércio, saúde, ciência e tecnologia, energia, biocombustíveis, minerais críticos e terras raras”, disse o Planalto. A visita de Lula está prevista para 19 a 21 de fevereiro.
A nota da Presidência informa ainda que Modi e Lula trocaram impressões sobre a conjuntura global, reafirmando sua percepção de que é necessária uma reforma “abrangente” da Organização das Nações Unidas e do Conselho de Segurança. Também reiteraram “seu compromisso com a paz em Gaza e, de modo geral, com a defesa da paz no mundo, do multilateralismo e da democracia”.
Mais cedo, em publicação no X, Modi já havia informado da conversa com Lula e disse estar ansioso para recebê-lo na Índia.
“É um prazer conversar com o presidente Lula. Revisamos o forte impulso da Parceria Estratégica Índia-Brasil, que está pronta para alcançar novos patamares no ano à frente”, disse Modi no X.
(Reportagem de Kanjyik Ghosh, em Barcelona)




