thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Imea reduz previsão de safra de algodão de MT; mantém projeção para soja e milho

Campo de algodão ao pôr do sol, com uma colheitadeira no horizonte, criando uma cena rural tranquila e produtiva.

SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) – A safra de algodão de Mato Grosso em 2025/26 foi estimada nesta segunda-feira em 2,58 milhões de toneladas da pluma, recuo de 1,74% na comparação com a previsão de novembro, de acordo com levantamento de Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O recuo se deve a um ajuste na área plantada para 1,43 milhão de hectares, representando redução de 7,28% em relação ao registrado na safra 2024/25.

“Como apontado nos relatórios anteriores, já existia uma previsão inicial de redução de área por parte de vários produtores, pautada pelo momento desafiador da rentabilidade da cultura, devido aos atuais patamares de preços e o custo de produção mais alto”, disse o instituto ligado aos produtores.

Além disso, os desafios climáticos para a soja em algumas localidades pressionam ainda mais a definição da área de algodão, cultivado geralmente após a colheita da oleaginosa.

O Estado é o maior produtor de soja, algodão e milho do Brasil.

Para a soja, a safra foi estimada em 47,18 milhões de toneladas, estável ante previsão de novembro.

“As chuvas acumuladas durante novembro em Mato Grosso aumentaram no comparativo com outubro na maior parte do Estado, o que reduziu o estresse hídrico e favoreceu o desenvolvimento das lavouras em diversas regiões”, disse o Imea, ponderando que a distribuição das precipitações continua irregular em algumas áreas.

O Imea também manteve a projeção para o milho em 51,72 milhões de toneladas.

 

(Por Roberto Samora)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU) na fachada de um prédio, com o planeta Terra e a sigla ONU ao centro, simbolizando paz e cooperação internacional.

IA pode aumentar divisão entre países ricos e pobres, alerta relatório da ONU

GENEBRA, 2 Dez (Reuters) – A inteligência artificial pode aumentar as lacunas entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento, segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta terça-feira, exigindo medidas políticas para limitar o impacto. O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Imagem de uma máquina agrícola no campo durante o dia, com céu ensolarado ao fundo. Destaca-se o equipamento de colheita em operação na lavoura.

Produção de etanol do centro-sul avança 24,5% na 1ª parte de novembro

SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) – A produção de etanol do centro-sul do Brasil aumentou 24,45% na primeira quinzena de novembro, para 1,35 bilhão de litros, à medida que usinas destinam mais cana para a fabricação do biocombustível em detrimento do açúcar, cujos volumes ficaram abaixo das expectativas, segundo dados

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.