thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Imea reduz previsão de safra de algodão de MT; mantém projeção para soja e milho

Campo de algodão ao pôr do sol, com uma colheitadeira no horizonte, criando uma cena rural tranquila e produtiva.

SÃO PAULO, 1 Dez (Reuters) – A safra de algodão de Mato Grosso em 2025/26 foi estimada nesta segunda-feira em 2,58 milhões de toneladas da pluma, recuo de 1,74% na comparação com a previsão de novembro, de acordo com levantamento de Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

O recuo se deve a um ajuste na área plantada para 1,43 milhão de hectares, representando redução de 7,28% em relação ao registrado na safra 2024/25.

“Como apontado nos relatórios anteriores, já existia uma previsão inicial de redução de área por parte de vários produtores, pautada pelo momento desafiador da rentabilidade da cultura, devido aos atuais patamares de preços e o custo de produção mais alto”, disse o instituto ligado aos produtores.

Além disso, os desafios climáticos para a soja em algumas localidades pressionam ainda mais a definição da área de algodão, cultivado geralmente após a colheita da oleaginosa.

O Estado é o maior produtor de soja, algodão e milho do Brasil.

Para a soja, a safra foi estimada em 47,18 milhões de toneladas, estável ante previsão de novembro.

“As chuvas acumuladas durante novembro em Mato Grosso aumentaram no comparativo com outubro na maior parte do Estado, o que reduziu o estresse hídrico e favoreceu o desenvolvimento das lavouras em diversas regiões”, disse o Imea, ponderando que a distribuição das precipitações continua irregular em algumas áreas.

O Imea também manteve a projeção para o milho em 51,72 milhões de toneladas.

 

(Por Roberto Samora)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Prédio comercial moderno com fachada de vidro.

Best Evidence e Ônus da Prova: A Qualidade da Instrução

Verdade processual e tutela efetiva de direitos A prova não é um fim em si mesma: é meio para que o processo se aproxime, tanto quanto possível, da verdade necessária à tutela dos direitos em conflito. Quando o ônus da prova é compreendido apenas como distribuição estática entre autor e

Construção do terminal STS11

Retração da indústria do Brasil se aprofunda no início de 2026, mostra PMI

Por Camila Moreira SÃO PAULO, 2 Fev (Reuters)(Reuters) – As condições da indústria brasileira se deterioram ainda mais no início de 2026, pressionadas por declínios nas encomendas e na produção diante do enfraquecimento da demanda, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) divulgada nesta segunda-feira. O PMI, compilado

Bolsa de valores de Frankfurt

Índice STOXX 600 marca recorde com impulso de ações de bancos conforme mercados se recuperam Por Avinash P e Johann M Cherian e Ragini Mathur

2 Fev (Reuters) – O índice pan-europeu STOXX 600 atingiu um recorde nesta segunda-feira, impulsionado por fortes ganhos nas ações financeiras e de saúde, conforme investidores minimizaram a turbulência do mercado de commodities no início de uma semana repleta de balanços corporativos. O STOXX 600 fechou em alta de 1,03%,

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.