thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Haddad diz que mais de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas por tarifas dos EUA

Homem falando em evento ou reunião, usando terno e gravata, com expressão séria e gesticulando com a mão, no contexto de negócios ou política.

BRASÍLIA (Reuters) – Mais de 10 mil empresas brasileiras serão afetadas pelas tarifas de 50% sobre produtos do Brasil importados pelos Estados Unidos, disse nesta quinta-feira o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, argumentando que companhias norte-americanas também serão prejudicadas pela medida.

Em entrevista à Rádio Itatiaia, Haddad afirmou que o governo estuda uma série de medidas como plano de contingência à tarifa, inclusive linhas de crédito, e reiterou que o planejamento será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana.

Haddad também voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus familiares por, segundo ele, usarem influência política sobre o governo do presidente Donald Trump para impedir uma possível negociação entre Brasil e EUA.

“Já estaríamos em uma mesa de negociação se não fosse a interveniência desses personagens”, disse.

“Se os governadores que apoiaram Bolsonaro buscarem a interlocução e sensibilizarem esses personagens para desimpedir as negociações, tudo isso aí acaba muito rapidamente.”

A previsão é de que a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros entre em vigor no dia 1º de agosto. Em sua carta anunciando a tarifa, Trump disse que a medida se devia, entre outros motivos, ao que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que é réu em processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

O governo Lula vem fazendo rodadas de reuniões com empresas para avaliar potenciais impactos da medida e estudar possíveis respostas, mas tem encontrado dificuldades para fazer contato com o alto escalão do governo Trump e tentar uma negociação.

À noite, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, disse que a solução para o problema está no Brasil.

“Eu quero deixar uma dica: a solução do problema está aqui, está no Brasil. Vamos aprovar a anistia”, disse Flávio. O senador defendeu ainda que Bolsonaro participe das eleições do próximo ano.

O ex-presidente está inelegível por duas condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

(Por Bernardo Caram; reportagem adicional de Victor Borges)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

coleção doutrinas essenciais

Doutrinas Essenciais – Precedentes Judiciais

A Thomson Reuters – Revista dos Tribunais apresenta a Coleção Doutrinas Essenciais, uma seleção exclusiva dos melhores artigos, pareceres e estudos jurídicos publicados pela Editora nos últimos anos. Para a coleção de Precedentes Judiciais, contamos com a organização da respeitável jurista Teresa Arruda Alvim, que aceitou gentilmente nosso convite para

Imagem de uma área urbana devastada por uma tempestade, com prédios destruídos, destroços espalhados e ruas com veículos e pessoas, resultando em uma cena de desastre e destruição.

Tornados atingem Região Sul e deixam 6 mortos e mais de 750 feridos no Paraná

SÃO PAULO (Reuters) –Tornados atingiram a Região do Sul na tarde e noite de sexta-feira, deixando pelo menos seis mortos e mais de 750 feridos no Paraná, além de destruição em cidades do oeste de Santa Catarina, segundo informações dos governos estaduais neste sábado. O Paraná foi atingido na véspera

Viajantes no aeroporto olhando o painel de voos no quadro de partidas e chegadas, com malas e documentos, ambiente moderno e movimentado.

Senado dos EUA avança com projeto de lei para encerrar paralisação do governo

WASHINGTON (Reuters) – O Senado dos EUA avançou no domingo com uma medida que visa encerrar a paralisação do governo federal que já dura 40 dias e está deixando os funcionários federais sem trabalho, atrasando a ajuda alimentar e prejudicando as viagens aéreas. Os senadores aprovaram um projeto de lei

Homem sorridente em traje formal com terno e gravata e fazendo sinal de positivo em evento social.

Fundo de Florestas recebe investimento privado de milionário australiano

Por Lisandra Paraguassu BELÉM (Reuters) -O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) receberá o primeiro aporte privado de recursos: US$10 milhões a serem investidos pela fundação filantrópica Minderoo, do milionário australiano Andrew Forrest. Em nota à imprensa, Forrest reforçou que não é uma doação, é um

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.