thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo propõe regras para abertura total do mercado livre de energia

Imagem de torres de transmissão de energia elétrica ao pôr do sol, com céu colorido ao fundo, representando infraestrutura de energia.

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério de Minas e Energia abriu nesta terça-feira consulta pública com uma proposta de regras para a abertura do mercado livre de energia para todos os consumidores, ação amplamente aguardada pelo setor elétrico e prevista em medida provisória.

O chamado “ambiente de contratação livre”, ou ACL, permite que os consumidores possam comprar energia elétrica diretamente de um fornecedor, gerador ou comercializador.

Os participantes do mercado livre podem negociar livremente preços e prazos de contratação, enquanto os do mercado regulado, como as residências, estão vinculados aos contratos e tarifas das distribuidoras de energia.

O mercado livre de energia é hoje restrito principalmente a empresas, sendo que desde o ano passado tem crescido a participação também de pequenas e médias empresas, com cargas mais baixas, atraídas pela perspectiva de economia de custos.

A proposta do governo desta terça-feira envolve o regramento para a abertura do ACL para consumidores atendidos de baixa tensão, inferior a 2,3 kilovolts (kV), como residências.

Também prevê regras de exercício do Supridor de Última Instância (SUI), o agente que ficará responsável por garantir o fornecimento de energia elétrica em situações de “socorro”, como problemas do lado da ponta vendedora da energia, de forma a não deixar o consumidor desamparado contratualmente.

O avanço do governo na abertura do mercado livre de energia ocorre no bojo da medida provisória nº 1.300, publicada em maio, com uma série de reformas para o setor elétrico brasileiro. A MP começou a tramitar no Congresso na semana passada e precisa ser aprovada até meados de setembro para não perder a validade.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Notas de real e dólar em imagem de ilustração 18 de dezembro de 2024 REUTERS/Amanda Perobelli

Dólar cai ante o real com mercado à espera de discurso de Trump

SÃO PAULO, 21 Jan (Reuters) – O dólar oscila em baixa ante o real nesta manhã de quarta-feira, com os investidores à espera de discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, para medir a temperatura da crise envolvendo a Groenlândia. No Brasil, o

OpenAI busca aumentar uso global da IA na vida cotidiana

San Francisco, 21 Jan – A OpenAI está ampliando seus esforços para convencer governos globais a construir mais centros de dados e incentivar um maior uso da inteligência artificial em áreas como educação, saúde e preparação para desastres. A iniciativa, chamada OpenAI for Countries, ampliará o alcance de seus produtos

Exportação de café pelo Brasil atinge recorde de US$15,6 bi em 2025

SÃO PAULO, 19 Jan (Reuters) – As exportações brasileiras de café atingiram um recorde de US$15,6 bilhões em 2025, apesar de os embarques totais de sacas de 60kg do país terem caído, uma vez que preços mais altos do café compensaram o impacto do recuo nos volumes, mostraram dados do

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.