thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Governo decide não retomar horário de verão neste ano, diz Silveira

Governo decide não retomar horário de verão neste ano,

Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) – O governo chegou à conclusão de que não há necessidade de retorno do horário de verão neste ano, anunciou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta quarta-feira.

Em coletiva de imprensa, ele afirmou que, apesar da seca grave e histórica deste ano, o Brasil não enfrenta risco energético nesse momento e que terá condições de avaliar, após o próximo verão, um possível retorno dessa política para 2025.

Segundo Silveira, outras ações de planejamento do setor elétrico tomadas nos últimos meses para enfrentamento da seca, visando preservar reservatórios de usinas hidrelétricas e aumentar a capacidade de escoamento de energia entre as regiões, já foram suficientes para eliminar riscos e tornar dispensável a volta do horário de verão neste ano.

Ele lembrou ainda que retomar a política a partir do próximo mês teria impacto negativo para outros setores, dada a falta de previsibilidade e tempo para programação, e que adotá-la nos primeiros meses de 2025 já não traria tanto efeito positivo para o setor elétrico.

O ministro ressaltou ainda que essa decisão sobre o horário de verão tem “fundamentação técnica e não política”, cabendo ao Ministério de Minas e Energia.

O horário de verão, criado há mais de 90 anos para economizar energia elétrica e extinto em 2019, voltou à pauta do governo devido à seca deste ano, com afluências abaixo da média histórica desde o período chuvoso passado.

A estiagem tem sido especialmente grave na região Norte, onde estão localizadas grandes usinas hidrelétricas, que têm papel relevante para garantir o atendimento da “ponta”, no final da tarde, quando a carga de energia está no pico e a geração solar está saindo do sistema.

Segundo diagnóstico realizado pelo Operador Nacional de Energia Elétrico (ONS), o adiantamento dos relógios em uma hora pode ajudar a reduzir a pressão sobre o sistema elétrico e facilitar a operação nesse momento do dia.

Na coletiva desta quarta-feira, representantes do ONS disseram que o estudo que mostra benefícios do retorno do horário de verão para o setor elétrico é “atemporal”.

“Sob a ótica do setor elétrico, o estudo feito demonstra que há benefícios do horário de verão para o atendimento da ponta, isso é uma questão conjuntural. Agora, questionando a imprescindibilidade dessa medida, é uma resposta que só pode ser feita conjunturalmente”, apontou Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do ONS.

 

(Por Letícia Fucuchima)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Entenda as mudanças na responsabilidade das plataformas digitais após a decisão do STF sobre o Marco Civil da Internet e os impactos do PL 2.630.

Responsabilidade Civil das Plataformas Digitais

Responsabilidade das Plataformas Digitais no Brasil: Da recente decisão sobre a inconstitucionalidade parcial do art. 19 do MCI aos futuros desafios regulatórios. A Era da Responsabilidade Digital: as redes sociais na mira da lei As redes sociais evoluíram e deixaram de ser apenas espaços para compartilhar fotos ou reencontrar amizades.

Imagem de Mauricio Bunazar promovendo diálogos e comunicação eficaz em ambiente corporativo, ideal para melhorar habilidades de liderança e relacionamento profissional.

DIÁLOGOS: Maurício Bunazar fala sobre Reforma do Código Civil

A série “Diálogos” proporciona uma visão fascinante sobre as mentes desses estudiosos que dão vida aos livros que tanto apreciamos! A cada mês, você terá a oportunidade de conhecer mais sobre suas inspirações, processos de escrita e as jornadas que os levaram a se tornarem os autores que são hoje.

Grãos de café maduros e verdes crescendo em uma planta, com uma pessoa ao fundo no ambiente de um campo de cultivo.

Exportação de café do Brasil tem 1ª alta mensal desde março, aponta Secex

SÃO PAULO, 6 Jan (Reuters) – A exportação de café verde do Brasil registrou em dezembro a primeira alta mensal na comparação com o mesmo mês do ano anterior desde março, informou nesta terça-feira a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No período, o maior exportador global de café lidou com

Equipe de suporte técnico em operação no centro de controle, focada na gestão de sistemas de telefonia correspondente ao serviço de telefonia fixa por assinatura.

Ações de chips saltam com otimismo sobre IA e Dow Jones fecha em recorde

Por Noel Randewich 6 Jan (Reuters) – Wall Street encerrou em alta nesta terça-feira, conforme ações de chips subiram devido ao otimismo renovado em relação à inteligência artificial (IA), enquanto a Moderna avançou e o índice Dow Jones atingiu um recorde. O S&P 500 subiu 0,62%, para 6.944,82 pontos. O

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.