REVISTA DOS TRIBUNAIS

Governo lança robô no WhatsApp para tentar reverter queda na vacinação no Brasil

Governo lança robô no WhatsApp para tentar reverter queda na vacinação no Brasil

Governo lança robô no WhatsApp para tentar reverter queda na vacinação no Brasil

Por Bernardo Barbosa

SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira um assistente no WhatsApp para divulgar “informações confiáveis” sobre vacinas, diante de um cenário de retrocesso na cobertura vacinal ocorrido principalmente nos últimos dois anos, segundo o governo.

A cobertura de diferentes vacinas no Brasil caiu de forma quase ininterrupta nos últimos dez anos, segundo dados do governo federal.

Em 2019, o Brasil teve um surto de sarampo três anos depois da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) ter declarado o país como livre da doença. A cobertura da vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, já estava em queda e despencou para abaixo de 80% da população em 2021.

Também houve queda na última década na aplicação de vacinas direcionadas a crianças nos primeiros anos de vida, como as contra poliomielite, meningite e BCG, que combate formas graves de tuberculose.

“A propagação de fake news é um dos fatores que impacta na adesão da população às campanhas de imunização”, afirmou o Ministério da Saúde.

Além da desinformação, os transtornos causados pela Covid-19 prejudicaram as campanhas de vacinação de rotina. Em julho de 2022, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) disseram que a pandemia foi responsável pelo “maior retrocesso contínuo nas vacinações em três décadas”.

Os dados do governo mostram uma recuperação da cobertura vacinal a partir do ano passado, mas os índices ainda estão em patamares inferiores aos de dez anos atrás.

Além de informações sobre vacinas, a ferramenta no Whatsapp tira dúvidas sobre o funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dá instruções sobre marcar consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras funções.

 

Mais lidas

Post Relacionado