thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Google processa Latam nos EUA por disputa no Brasil sobre vídeo do YouTube

Imagem de aeronave da Latam Airlines em solo, com escada de embarque ao lado, destaque para o logotipo da companhia aérea e fuselagem branca sob céu claro.

Por Blake Brittain

(Reuters) – O Google, controlado pela Alphabet, processou nesta quinta-feira a Latam Airlines, que tem sede no Chile, em um tribunal federal norte-americano em San Jose, na Califórnia, buscando uma declaração de que os tribunais brasileiros não podem forçar a gigante da tecnologia a remover um vídeo do YouTube nos EUA que acusava um funcionário da companhia aérea de abuso sexual de uma criança.

No processo, o Google disse que a Latam estava tentando “contornar” as proteções à liberdade de expressão previstas na Constituição dos EUA, processando a companhia no Brasil para forçar a remoção do vídeo em todo o mundo.

Porta-vozes da Latam não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre as alegações do Google.

O porta-voz do Google, José Castaneda, disse em um comunicado que a empresa “há muito tempo apoia o princípio legal de que os tribunais de um país têm jurisdição sobre o conteúdo disponível naquele país, mas não sobre qual conteúdo deve estar disponível em outros países”.

As empresas de mídia social de direita Trump Media e Rumble entraram com uma ação semelhante na Flórida, em fevereiro, contra um juiz brasileiro que havia ordenado a remoção das contas norte-americanas de um conhecido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. No caso, um juiz federal norte-americano decidiu que as empresas não eram obrigadas a cumprir a ordem nos EUA.

De acordo com o processo do Google, o cidadão norte-americano Raymond Moreira, que reside na Flórida, postou dois vídeos no YouTube em 2018 de seu filho de 6 anos descrevendo um abuso sexual que teria sofrido de um funcionário da Latam, enquanto viajava como menor desacompanhado.

Moreira processou a Latam na Flórida em 2020 pelo suposto abuso, o que levou a um acordo confidencial.

A Latam processou o Google no Brasil em 2018, buscando uma ordem para remover o vídeo do YouTube, de propriedade do Google. O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil deve analisar na próxima semana se tem autoridade para determinar que o Google remova o vídeo do ar em todo o mundo.

O Google pediu nesta quinta-feira ao tribunal da Califórnia que declare que a Latam não pode forçar a gigante da tecnologia a remover o vídeo nos EUA.

(Reportagem de Blake Brittain em Washington)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Imagem de uma balança de justiça ao lado de um livro e um martelo de juiz, com a bandeira do Brasil ao fundo, simbolizando o sistema jurídico brasileiro e o poder da justiça no país. Representando a independência do Brasil

A Independência do Brasil e as Primeiras Leis: O que mudou no Direito?

Proclamada em 1822, a Independência do Brasil representou muito mais do que uma mera separação política de Portugal. Foi um marco profundo que iniciou transformações significativas em várias áreas da sociedade brasileira, especialmente no campo do Direito. Com a Independência, teve início, em território nacional, a trajetória constitucional própria: foi

Homem pensativo com braços cruzados usando relógio de pulso preto, vestido com camiseta preta, de cabelo curto e barba rala, em ambiente urbano.

STF condena Bolsonaro e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado

Por Ricardo Brito BRASÍLIA (Reuters) – A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira o ex-presidente Jair Bolsonaro por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de Estado após sua derrota na eleição de 2022, impondo um duro golpe ao líder de direita, que já está

Imagem de Donald Trump ao ar livre, vestindo terno escuro, camisa branca e gravata vermelha, fazendo sinal de despedida ou cumprimento com a mão. Fundo com árvores e céu claro.

Trump diz estar insatisfeito com condenação de Bolsonaro em julgamento no STF

WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar surpreso e insatisfeito com o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro ter sido condenado por uma maioria de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira por planejar um golpe de Estado para permanecer no

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.