thomson reuters

BLOG | REVISTA DOS TRIBUNAIS

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Georgieva, do FMI, diz que tarifas dos EUA representam risco significativo para perspectivas globais

Cristalina Georgieva discursa durante a Cúpula Mundial dos Governos 2025, abordando questões de liderança global.

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) – As tarifas generalizadas anunciadas na quarta-feira pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, representam um risco significativo para a economia global em um momento em que o crescimento tem sido lento, disse a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) em um comunicado nesta quinta-feira.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que é importante evitar medidas que possam prejudicar ainda mais a economia global e apelou para que os Estados Unidos e seus parceiros comerciais trabalhem de forma construtiva para reduzir as tensões.

“Ainda estamos avaliando as implicações macroeconômicas das medidas tarifárias anunciadas, mas elas claramente representam um risco significativo para a perspectiva global em um momento de crescimento lento”, disse Georgieva em seus comentários mais fortes até o momento sobre os riscos apresentados pelas ações comerciais dos EUA.

“É importante evitar medidas que possam prejudicar ainda mais a economia mundial. Apelamos aos Estados Unidos e seus parceiros comerciais para que trabalhem de forma construtiva para resolver as tensões comerciais e reduzir a incerteza.”

Georgieva disse que o FMI fornecerá uma avaliação sobre as tarifas anunciadas quando divulgar uma atualização de suas Perspectivas Econômicas Mundiais durante as reuniões de 21 a 26 de abril em Washington, D.C., que reúnem membros e acionistas do FMI e do Banco Mundial.

Na segunda-feira, a chefe do credor global disse à Reuters que a pressão de Trump por tarifas abrangentes estava criando grande incerteza e prejudicando a confiança, mas não considerou provável que desencadeasse uma recessão de curto prazo.

Na ocasião, Georgieva disse que o FMI deve reduzir um pouco a perspectiva econômica, acrescentando que “não vemos uma recessão no horizonte”.

As tarifas dos EUA anunciadas na quarta-feira foram muito além dos níveis previstos ou esperados pelos especialistas em comércio.

(Reportagem de Andrea Shalal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Post Relacionado

Mulher sorridente em ambiente de escritório, demonstrando felicidade e entusiasmo, ideal para conteúdos sobre networking, empatia ou clima organizacional. paulo scott

Entrevista Exclusiva: Paulo Scott e o Direito Constitucional Antirracista

Entrevista: “É preciso depor as lentes racistas do direito brasileiro”, defende Paulo Scott Em seu novo livro “Direito Constitucional Antirracista”, o jurista critica a suposta neutralidade da interpretação jurídica e propõe uma transformação radical no sistema de justiça para combater desigualdades estruturais Em um país onde o racismo estrutural ainda

Imagem de uma nota de cinco dólares dos Estados Unidos com foco na parte superior, destacando o número 5 e detalhes de segurança, com fundo desfocado.

Novas ameaças de Trump reacendem temores de investidores sobre comércio e prazos

Por Lewis Krauskopf e Suzanne McGee NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os investidores globais receberam um duro lembrete dos riscos relacionados às tarifas comerciais e à negociação do presidente dos EUA, Donald Trump, neste sábado, depois que ele ameaçou impor novas tarifas sobre seus maiores parceiros comerciais na Europa e no

Torre de transmissão de energia elétrica com várias linhas de alta tensão, vista ao pôr do sol, simbolizando infraestrutura de energia elétrica.

Governo publica nova MP para limitar alta de custos de energia aos consumidores

Por Ricardo Brito e Leticia Fucuchima BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) -O governo publicou nesta sexta-feira nova medida provisória para reduzir impactos de alta de custos do setor elétrico aos consumidores, incluindo dispositivos para derrubar a contratação compulsória de usinas termelétricas a gás natural e para limitar o crescimento do principal encargo

REVISTA DOS TRIBUNAIS
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.